Concentradores de oxigênio são entregues em unidades de saúde de Crisciúma e Santa Clara

A Prefeitura de Ibatiba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a entrega de dois Concentradores de Oxigênio para unidades de saúde do município. Um foi entregue para a unidade de saúde de Crisciúma e o outro para a unidade de saúde de Santa Clara.

A entrega foi feita pela secretária da pasta, Nilce Florindo, junto com a coordenadora de Atenção Primária da Secretaria, Izabel Maria de Souza, e o diretor da Policlínica Municipal, Daniel Maciel, além dos vereadores Jorcy Sangi, Jango e Leo Alexandrino. Também estavam presentes o secretário municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Geilson Dias Tomaz – que é de Santa Clara –, e as profissionais que atuam na unidade de Santa Clara, Michele Cabral Oliveira, Nelisiana Silva, Edilene Viana e Adélia Nascimento.

No dia 15 de outubro, a Prefeitura de Ibatiba recebeu 10 concentradores de oxigênio que foram adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde. Quatro deles estão sendo utilizados no Pronto Atendimento (PA) do município e três na Unidade de Saúde Adilao Almeida de Lima (Nesf).

Agora, outras duas serão utilizadas nas unidades de saúde de Crisciúma e Santa Clara. Uma última será alocada na unidade de saúde do Pró Morar, conforme informações da Secretaria de Saúde. O município adquiriu os equipamentos com capacidade de 10 litros de oxigênio, cada um, num investimento de quase R$ 70 mil.

Os mais comuns são os concentradores de 5 litros, mas o município conseguiu comprar unidades com o dobro de capacidade, o que é o suficiente para dar suporte para o paciente, mesmo em situações mais críticas, já que um paciente com necessidade maior do que isso passa a ser um caso para ser colocado em um respirador (ser entubado). O concentrador não funciona com um respirador, mas também é utilizado para atender pessoas com saturação de oxigênio baixa, em situações de urgência, o que traz economia no consumo de balas de oxigênio (bujões).

Tags:
#Prefeitura #Ibatiba #Concentradores #Oxigênio #PA #UnidadesDeSaúde #Equipamentos #Investimento #Crisciúma #Santa Clara #Urgência #Pronto Atendimento #Unidades #Saúde |

Publicado em quinta-feira, 30 de dezembro de 2021