Secretaria de Saúde de Ibatiba alerta para aumento de casos de Influenza no Estado

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio de sua Vigilância em Saúde, está alertando à população sobre um aumento do número de casos de Influenza (gripe) em todo o Estado do Espírito Santo. Ela segue o Comunicado de Risco publicado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), preparado pela Gerência Estadual de Vigilância em Saúde e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), que alerta para a continuidade nos hábitos de prevenção, principalmente, o uso de máscara, além da importância de que a população se vacine contra essa doença.

Até esta terça-feira (21), já haviam sido registradas duas mortes e 74 casos da nova variante da gripe, provocada pelo vírus H3n2. E isso está diretamente relacionado com o que destaca o comunicado da Sesa. Foi observada uma maior procura de serviços de saúde pela população, bem como da demanda de exames de pesquisa de vírus respiratórios recebidos pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen).

E a maior preocupação está na cobertura vacinal contra Influenza abaixo do esperado (menos de 75%, sendo a meta de 90%) entre os idosos, que é o maior grupo de risco para essa doença. Isso pode gerar aumento de casos graves, incluindo internações e óbitos. Logo, é muito importante que a população se vacine contra a gripe.

A coordenadora da Vigilância em Saúde de Ibatiba, Andressa Bonela, ressalta a importância da população continuar com os hábitos de prevenção e se vacinar. “A população deve continuar usando máscara, principalmente, tanto para evitar a Covid-19 – porque a pandemia ainda não acabou –, quanto para evitar a contaminação pelo vírus da influenza”, afirma. “E também é preciso que as pessoas se vacinem”, completa.

O Comunicado de Risco publicado pela Secretaria de Estado da Saúde pede que a população mantenha os hábitos que previnem infecções respiratórias (veja abaixo). O documento é assinado pelo secretário de estado da Saúde, Nésio Fernandes de Medeiros Júnior, o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, o gerente estadual de Vigilância em Saúde, Orlei Amaral Cardoso, e Gilton Luiz Almada, do Cievs.

O que fazer para se prevenir:

• Lavar as mãos com água e sabão ou com álcool em gel, principalmente, antes de consumir

algum alimento;

• Uso correto de máscara facial;

• Se vacinar contra a Covid-19 e contra a Influenza;

• Usar lenço descartável para higiene nasal;

• Procurar atendimento médico em caso de sintomas gripais;

• Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

• Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

• Manter os ambientes bem ventilados;

• Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;

• Evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados;

• Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Tags:
#Prefeitura #Ibatiba #Secretaria #Saúde #Alerta #Aumento #Casos #Influenza #Gripe #EspíritoSanto #ES #Comunicado #Risco #Prevenção #Máscara #Vacina |

Publicado em terça-feira, 21 de dezembro de 2021