Prefeito e vereadores participam de Encontro Estadual de Cidades Empreendedoras

O prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, participou do 1º Encontro Estadual de Cidades Empreendedoras, realizado em Vila Velha, entre os dias 15 e 16. Além de representar Ibatiba, o prefeito liderou a comitiva dos 78 gestores públicos municipais, como vice-presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes). Ele estava acompanhado do presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Vieira, e o também vereador Leonardo Alexandrino.

O encontro foi realizado pelo Sebrae/ES, em parceria com o Governo do Estado, por intermédio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) e a Amunes. O tema principal foi o empreendedorismo abordado na palestra “Liderança Empreendedora”, ministrada pelo ex-prefeito da Paraíba, Arnaldo Junior, que participou ainda de um painel composto pelo prefeito de Tubarão (SC), Joares Ponticelli, e o prefeito de Anchieta, Fabricio Petri, eleito como Prefeito Empreendedor pelo Sebrae.

O governador Renato Casagrande também estava presente e enfatizou a importância de uma orientação técnica para o empreendedor. “O programa Cidade Empreendedora é uma garantia de que o empreendedor vai ter orientação técnica, consultorias e todo o apoio necessário para que ele possa abrir um negócio sustentável, gerando oportunidade, renda e emprego”, ressalta.

O prefeito de Ibatiba e vice-presidente da Amunes, Luciano Pingo, destacou a parceria entre os municípios e o Sebrae em busca de desenvolvimento. “Todos os municípios que precisam pensar grande, pensar no futuro, podem buscar esse apoio do Sebrae e os municípios que aderiram ao Cidade Empreendedora já começaram a ter uma visão diferenciada quanto ao empreendedorismo, desenvolvimento e planejamento das ações”, destaca.

Segundo o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, o Cidade Empreendedora é um programa estruturante de apoio às gestões municipais. “Nós acreditamos que é possível transformar as cidades pelo empreendedorismo, com políticas públicas consistentes de apoio à micro e pequena empresa e que, por este caminho, podemos trazer justiça social, desenvolvimento e sustentabilidade para as cidades”.

Atualmente, o programa Cidade Empreendedora está presente em 77 dos 78 municípios capixabas, atuando com foco na melhoria do ambiente de negócios das cidades, potencializando a capacidade do setor público municipal em estimular as atividades produtivas no seu território, por meio da formulação de políticas públicas, regulamentações, desburocratização, entre outras ações.

Também estavam presentes a vice-governadora, Jaqueline Moraes, e o prefeito de Vila Velha (cidade anfitriã), Arnaldinho Borgo, além de prefeitos e vice-prefeitos das cidades, entre outras autoridades políticas do estado. Os prefeitos presentes no evento foram homenageados pela trajetória no programa e receberam ainda um troféu símbolo do Cidade Empreendedora.

O reconhecimento também chegou para nove professores, premiados em cinco categorias: Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2, Ensino Médio Regular, Educação Profissional e Ensino Superior. Os vencedores podem ser conhecidos pelo link: https://bit.ly/ProfessoresPremiados.

Tags:
#Prefeito #Ibatiba #Vereadores #Encontro #Estado #CidadesEmpreendedoras #GestoresPúblcios #Municípios #Governo #Aderes #Amunes |

Publicado em segunda-feira, 20 de dezembro de 2021