Semana do Empreendedor de Ibatiba encerrada com roda de conversa sobre empreendedorismo feminino

Fechando a Semana do Empreendedor realizada em Ibatiba, a Prefeitura, por meio do programa Ibatiba D’Elas e a Sala do Empreendedor, foi realizada a roda de conversa “Empreendendo como elas: o protagonismo feminino no empreendedorismo”, na tarde de sexta-feira (19). O encontro foi realizado no auditório da clínica da vice-prefeita, Criziane Moreno, que também estava presente e coordenou a ação que reuniu empreendedoras do município.

Também estavam presentes a assessora especial de Políticas para Mulheres, a psicóloga Luana Érika da Silva Nóia, e a também assessora especial, Clair Rodrigues Miranda, ambas da Secretaria Municipal de Assistência Social, além do coordenador da Sala do Empreendedor, Erick de Assis Martins, e o agente de crédito do Nossocrédito de Ibatiba, Gláucio Felipe Simões Silva. Assim como empreendedoras e futuras empreendedoras que estavam presentes, na sua maioria, vindas dos cursos do Qualificar ES, do Governo do Estado, que estão acontecendo no município.

A vice-prefeita Criziane Moreno deu as boas vindas às mulheres presentes à roda de conversa e fez a apresentação daqueles que estavam ali para passar informações e trocar experiências. “Estamos mais uma vez aqui para nosso encontro e fico muito feliz em ver tantas mulheres interessadas em empreender cada vez mais em nosso município”, afirmou.

O coordenador da Sala do Empreendedor, Erick de Assis Martins, apresentou dados sobre o aumento da participação das mulheres nos empreendimentos, o que demonstra o aumento do empoderamento feminino. “E existem dados importantes, como o que mostra que  empreendimentos comandados por mulheres empregam mais mulheres e que essas mulheres  estão assumindo setores que, até pouco tempo, eram só dos homens”, destacou. “Por isso, as políticas públicas para as mulheres precisam crescer, porque elas podem chegar onde quiserem”, completou.

Já o agente do Nossocrédito de Ibatiba, Gláucio Felipe Simões Silva, enfatizou que, apesar de todas as tarefas que assume ao mesmo tempo, em Ibatiba, as mulheres estão bem a frente dos homens na captação de créditos para empreendimento. “No mês passado, nossa agência repassou R$ 1.111.000,00 e 58% disso foi para o público feminino, o que representa R$ 654 mil”, colocou. “Mas só que 51% desse público é informal e temos que mudar isso, o que pode ser feito indo na Sala do Empreendedor”, orientou, além de dizer que há linhas de microcrédito direcionadas só para o público feminino.

O encontro também contou com a participação de mulheres que empreendem e venceram obstáculos em suas vidas. Como é o caso da música e servidora pública, Ariana Amorim, que falou da sua trajetória na música e acadêmica, além das dificuldades que enfrenta, principalmente, por ser portadora de uma deficiência auditiva. E a empreendedora Patrícia Lillian que também é música, já teve uma padaria e agora montou um bar.

Destaque para a empresária Rosilene Dias de Oliveira – mais conhecida como Rose Modas – que está completando 30 anos de história de início de sua loja, “num tempo em que, ao abrir um comércio no ponto em que está até hoje, fui chamada de doida”. “Não tinha loja nenhuma no local e, hoje está cheia e a maioria de mulheres”, disse. “Fico muito feliz em ver tantas mulheres empreendendo e sempre acreditei que momento de crise é momento de oportunidade, porque sempre houve crises”, completou, ressaltando que “empreender não é ter negócio e sim atitude”.

Tags:
#SemanaDoEmpreendedor #Prefeitura #IbatibaDelas #RodaDeConversa #Empreendedorismo #Feminino #SalaDoEmpreendedor #Nossocrédito #Protagonismo |

Publicado em segunda-feira, 22 de novembro de 2021