Lideranças históricas elogiam Exposição Fotográfica e se emocionam

Lideranças históricas que estiveram presentes na abertura da Exposição Fotográfica Revivendo a Vila do Rosário, organizada pela Prefeitura de Ibatiba, que aconteceu na noite desta quarta-feira (17), elogiaram a iniciativa da atual administração e se emocionaram com as imagens que relembram momentos históricos. A exposição apresenta fotos que contam muito da história do município que era conhecida com Vila do Rosário, antes de sua emancipação de Iúna.

O prefeito Luciano Pingo foi elogiado por sua iniciativa pelas personalidades e autoridades do passado que estiveram presentes. Ele se disse orgulhoso em poder homenagear e reconhecer a história de homens e mulheres que construíram a Terra dos Tropeiros. “Muito orgulho ter, aqui, a presença do primeiro prefeito de Ibatiba, José Alcure, do primeiro presidente da Câmara, Natalino Ribeiro, primeiro vice, José Ubaldo, e tantas outras pessoas que desbravaram e construíram nosso município”, disse.

O ex-prefeito José Alcure elogiou a qualidade da exposição e disse que fez uma viagem ao passado. “Volta tudo na nossa cabeça, quando a gente vê essas fotos, é muita emoção, porque a vida é assim mesmo, a gente se lembra da época e hoje está tudo diferente, mas está muito bom, porque tudo é viver”, disse.

Já o primeiro presidente da Câmara Municipal, Natalino Ribeiro, também classificou a iniciativa como muito boa, lamentando não poder ter mais fotos ainda. “Mas está super bem montada, tudo muito bem feito e isso emociona a gente, porque são muitas lembranças”, destacou.

E seu filho, também ex-presidente da Câmara, Admilson Dias Ribeiro, estava presente e feliz em participar junto com seu pai, Natalino Ribeiro. “História não se apaga e, agora, Luciano está fazendo o registro, porque são coisas da vida real e ele se despiu da vaidade, para enaltecer quem veio antes dele, porque cada um tem seu valor e é nobre reconhecer isso”, afirmou.
O ex-vice-prefeito, José Ubaldo, estava muito emocionado e, praticamente, não conseguiu falar o que achou da exposição. “São muitas lembranças”, disse. “O tempo passa e a gente vai esquecendo de algumas coisas e, então, vemos isso aqui e…”, finalizou, contido pela emoção.

A ex-primeira-dama, Clair Rodrigues Miranda, viúva do ex-prefeito Soniter Miranda, destacou a importância de se resgatar a história do município. “Muito importante a gente lembrar a história e fazendo bem feito, sem alterar nada”, colocou. “Por isso, parabenizo o Luciano e a todos que estão na organização, porque tem muita coisa bonita, muita coisa boa para gente rever”, completou.

O primeiro funcionário da Prefeitura de Ibatiba, José Toledo, também estava presente e também estava emocionado. “É uma lembrança muito boa, pra gente recordar, rever, porque tem muita coisa que faz parte do meu passado”, relatou. “Muito bom esse trabalho e todos estão de parabéns, porque é importante o povo conhecer a história da nossa cidade de Ibatiba”, complementou.

E a contadora de causos e cantora de calangos, Maria Assis – mais conhecida como Maria do Boi (porque ela vestia o Boi Pintadinho em festas) lembrou do tempo em que seu pai foi leiloeiro e tomava conta do cemitério da cidade. “São histórias que temos guardadas com a gente, de nossa juventude, quando passava a noite toda na rua, com meu pai gritando leilão, era muito bom, a gente era feliz e não sabia”, contou.

A Exposição Fotográfica Revivendo a Vila do Rosário é uma realização da Prefeitura de Ibatiba, por meio da Assessoria de Comunicação e a Coordenadoria de Cerimonial e Eventos. Ela ainda continua montada no hall da entrada da sede da Prefeitura, podendo ser visitada das 8 às 11 horas e de 13 às 17 horas.

Tags:

Publicado em quinta-feira, 18 de novembro de 2021