Muita emoção na abertura da Exposição Fotográfica Revivendo a Vila do Rosário

Muitas lembranças e emoção, na abertura da Exposição Fotográfica Revivendo a Vila do Rosário, organizada pela Prefeitura de Ibatiba, por meio da Assessoria de Comunicação e a Coordenadoria de Cerimonial e Eventos. Autoridades de hoje e ontem, além de outras personalidades que fazem parte da história do município marcaram presença.

A abertura da exposição aconteceu na noite desta quarta-feira (17) e vai continuar montada no hall da entrada da sede da Prefeitura, podendo ser visitada das 8 às 11 horas e de 13 às 17 horas. Ela apresenta fotos que contam muito da história do município que era conhecida com Vila do Rosário, antes de sua emancipação de Iúna.

A solenidade foi aberta pela fanfarra do projeto Encantos dos Tropeiros, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do Cras de Ibatiba. Em seguida, o artista da terra, Antônio Deolindo, da tradicional dupla Irmãos Deolindo, se apresentou tocando modas, incluindo o hino de emancipação do município, acompanhado do sanfoneiro Carmo Teófilo. E os membros da Academia de Letras e Artes de Ibatiba (Aila), Gecinete Pimentel (que é secretária municipal de Administração), Maria Lúcia Salgado (mãe do prefeito), Djalma Gonçalves, Genival Souza e José Ribeiro Sobrinho, também leram poemas e crônicas.

O prefeito Luciano Pingo foi o mestre de cerimônia e recebeu, com respeito e reconhecimento por tudo o que essas pessoas fizeram por Ibatiba, o ex-prefeito José Alcure, o primeiro presidente da Câmara Municipal, Natalino Ribeiro, o ex-vice-prefeito José Ubaldo, o primeiro funcionário da Prefeitura, José Toledo, e a ex-primeira dama, Clair Rodrigues Miranda, entre outras personalidades, como o locutor Acanhado. “É um orgulho poder reconhecer a história desses homens e mulheres que construíram a terra dos tropeiros”, disse Luciano Pingo.

Ele destacou a alegria e orgulho de poder receber personalidades da história que começaram a vida político-administrativa do município, independente de qualquer cor partidária ou ideológica. “Muito orgulho ter, aqui, a presença do primeiro prefeito de Ibatiba, José Alcure, do primeiro presidente da Câmara, Natalino Ribeiro, primeiro vice, José Ubaldo, e tantas outras pessoas que desbravaram e construíram nosso município”, disse. “É a nossa cultura, a história de nosso povo, que você tem a chance de conhecer, então, venha conhecer com a gente”, finalizou, convidando a todos a visitarem a exposição fotográfica.

O presidente da Câmara, vereador Fernando Vieira, também destacou a contribuição dessas personalidades para o município. “Todo meu reconhecimento à grande contribuição que Zé Alcure e Natalino Ribeiro deram para o desenvolvimento de Ibatiba, assim como José Ubaldo, José Toledo e tantos outros, e só temos que agradecer pelo que fizeram por nosso município”, disse.

Também estavam presentes os vereadores Leo Alexandrino e Roberto Magnético. E o primeiro parabenizou o prefeito Luciano Pingo pela iniciativa da exposição. “Luciano sempre valoriza quem veio antes dele, na administração do município, mostrando que não há cor partidária nessas horas”, afirmou Leo Alexandrino.

Enquanto Roberto Magnético disse que as fotos lhe trouxeram muitas lembranças. “Vi as fotos e o palanque de madeira da primeira festa do município, o que me trouxe muitas lembranças, muitas recordações de um tempo muito bom”, disse. “Um brilhante trabalho, essa exposição”, completou.

Também estavam presentes a vice-prefeita Criziane Moreno, o ex-presidente da Câmara Municipal, Admilson Ribeiro – filho do primeiro presidente do Legislativo, Natalino Ribeiro, Secretários Municipais, dentre outros.

Tags:

Publicado em quinta-feira, 18 de novembro de 2021