Ibatiba realiza Dia D do Outubro Rosa

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ibatiba realizou, hoje, pela manhã, o Dia D da campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo promover a conscientização para a descoberta precoce do câncer de mama e de colo de útero, entre outros cuidados com a saúde da mulher.

A ação aconteceu na Praça David Gomes, onde o quiosque estava decorado e preparado para os atendimentos. Mulheres de todas as idades e muitas histórias passaram por lá, buscando prevenção e informação.

Foi uma manhã de muito envolvimento dos profissionais da saúde que, vestidos com camisetas rosas, passaram informações e prestaram vários atendimentos à população; foram autorizadas e solicitadas mais de 100 mamografias, 139 aferições de pressão e 350 aferições de glicose, 53 testes rápidos de HV- sífilis e Hepatite B e C, entre outros.
A Secretária de Saúde, Nilce Florindo, informou que o Ministério da Saúde preconiza a mamografia para a faixa etária entre os 50 a 69 devido a existência de estudos que apontam maior índice de câncer de mama entre este grupo.

“O Mês de outubro é o mês que a gente lembra de prevenir principalmente o câncer de mama e o colo de útero, então todas as ações do Outubro Rosa estão sendo voltadas para o cuidado com a mulher”, reforçou a secretária de Saúde.

Maria da Penha de Oliveira e Maria das Graças Marques foram à praça, neste dia, em busca de realizar a mamografia, elas estavam entre as inúmeras mulheres que aproveitaram a ação para se cuidar.

”Tô achando muito bom, quando tem uma coisa assim a gente tem que aproveitar, porque não é todo dia, né?” Comentou a moradora Ivanir.

Dirlene foi acompanhando a mãe e ela sabe bem a importância da prevenção; foi no auto exame que ela descobriu um nódulo, no começo do ano, e, hoje, em tratamento, ela faz questão de falar da importância de se tocar e de se informar.

“É uma iniciativa ótima de acontecer esse dia para as mulheres. Tem que estar procurando mesmo, tem que estar buscando saber do seu corpo. Eu esse ano, em março, descobri o nódulo, apalpando, tomando banho, e depois disso já comecei minha luta contra o câncer de mama”, Dirlene deu seu depoimento com muito otimismo sobre o tratamento.

O prefeito Luciano Pingo prestigiou a ação, conversou com muitas mulheres, viu de perto o empenho da equipe, e, durante sua permanência no evento, ele também autorizou a compra de 100 mamografias extras, além das 100 inicialmente programadas, dada a grande demanda gerada pelo sucesso da mobilização.

Publicado em quarta-feira, 11 de outubro de 2017