Meio Ambiente de Ibatiba realiza palestras sobre queimadas em escolas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo está realizando palestras nas escolas sobre o tema “Queimadas Urbanas”. As palestras são baseadas no trabalho preparado pelos estagiários de Engenharia Ambiental, Jamilly Marques, Marcos Williams de Almeida e Phelipe Augusto Campos. A iniciativa faz parte do projeto Ibatiba+Verde.

As palestras foram iniciadas nos últimos dias 18 e 19 deste mês de outubro, nos turnos matutino e vespertino da Escola Municipal Eunice Pereira Silveira. Na mesma semana, nos dias 20 e 21, a palestra foi ministrada na Escola Municipal Helena Almocdice Valadão, também nos dois turnos, numa linguagem acessível para os alunos de 7 anos de idade.

No dia 22, a escola que recebeu a palestra foi a Escola Municipal Marlene Rodrigues Ávila, nos turnos matutino e vespertino. O que ser repetiu na última segunda-feira (25), também usando uma linguagem acessível para os alunos de 4 a 7 anos.

No trabalho, eles apresentam como se inicia uma queimada (calor, comburente – oxigênio –, combustível e reação em cadeia) e seus tipos: humanas e naturais. No caso das humanas, podem ser criminosas ou acidentais. Eles também colocam que as queimadas são classificadas como agrícolas, incêndios florestais, incêndios urbanos e queimadas urbanas. E até relaciona o assunto com a pandemia de Covid-19, colocando que as pessoas em tratamento podem ter uma piora considerável em seu quadro de saúde ou maiores dificuldades de recuperação, por causa do potencial tóxico das queimadas, entre outras informações.

As palestras serão encerradas nesta quinta e sexta-feira (28), quando os estagiários responsáveis pelo trabalho estarão na Escola Municipal David Gomes. As informações serão passadas para os alunos dos turnos matutino e vespertino.

Quem quiser conhecer mais sobre o assunto tratado nas palestras, basta acessar o link a seguir, onde também está um folder que aborda o assunto: https://www.ibatiba.es.gov.br/pagina/ler/2132/queimadas-urbanas.

Tags:
#MeioAmbiente #Ibatiba #Palestras #Queimadas #Trabalho #Escolas #IbatibaMaisVerde |

Publicado em terça-feira, 26 de outubro de 2021