Outubro Rosa: Prefeitura e SICOOB realizam parceria em Ibatiba

Um grande laço rosa foi instalado em frente à sede da Prefeitura de Ibatiba, numa iniciativa e doação do secretário municipal de Assistência Social, Vanderlei Ribeiro, para marcar o engajamento do município no Outubro Rosa que visa a prevenção do câncer de mama, principalmente, entres as mulheres. Além disso, a campanha ainda busca disseminar a preocupação com a saúde da mulher no geral.

O município irá disponibilizar 600 vagas para a realização de mamografias que fazem parte de uma parceria com o Sicoob. “Basta procurar a unidade da ESF do seu bairro, onde será feita a requisição do exame”, explica, a coordenadora da Estratégia Saúde da Família (ESF), Izabel Maria de Souza.

Além disso, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do projeto Ibatiba D’Elas, coordenado pela vice-prefeita Criziane Moreno, vai intensificar as ações na Semana Integral da Saúde da Mulher, de 18 a 22 de outubro. Nessa semana, será feita a coleta de citopagológico (preventivo) – que visa detectar alterações do colo do útero – e o teste rápido para detecção de Infecções sexualmente Transmissíveis (IST). “Serão realizados o preventivo e o teste rápido, na Unidade de Saúde Adilao Almeida de Lima – Nesf – que fica em frente ao Fórum”, enfatiza Izabel Maria.

O câncer de mama é o tipo mais comum, depois do câncer de pele e, também, é o que causa mais mortes por câncer em mulheres no Brasil. E há vários tipos de câncer de mama. Alguns se desenvolvem rapidamente e outros, não. Contudo a maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente, quando diagnosticado e tratado no início. E homens também podem ter câncer de mama, mas isso é raro (apenas 1% dos casos).

Por isso é tão importante a prevenção, começando pelo autoexame da mama, o que a mulher pode fazer em casa. Ela pode olhar, palpar e sentir suas mamas, no dia a dia, para reconhecer suas variações naturais e identificar as alterações suspeitas. Em caso de alterações persistentes, a pessoa deve procurar a unidade de saúde.

Mas, além disso, é importante que a mulher faça os exames de rotina, como a mamografia e o preventivo. A mamografia é recomendada, a cada dois anos, para mulheres com idade entre 50 e 69 anos. Assim como deve ser feita, em qualquer idade, quando houver indicação médica.
A prevenção também passa por atitudes que podem diminuir o risco, como manter o peso corporal adequado, praticar atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. A amamentação também é considerada um fator protetor e deve ser estimulada pelo maior tempo possível.

Quais são os sintomas do câncer de mama

- Caroço (nódulo), geralmente, indolor.

- Alterações no bico do peito (mamilo).

- Pelo da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.

- Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço.

- Saída de líquido anormal das mamas.

Tags:
#Prefeitura #Ibatiba #Prevenção #CâncerdeMama #OutubroRosa #LaçoRosa #SaúdedaMulher #SecretariadeSaúde #IbatibaDelas #Preventivo |

Publicado em segunda-feira, 11 de outubro de 2021