Prefeito de Ibatiba expressa apoio à criação da Universidade Federal do Vale do Itapemirim

O prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, enviou ofício ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, subscrevendo carta externando apoio, total e irrestrito, à criação da Universidade Federal do Vale do Itapemirim (UFVI). A nova instituição surgiria da autonomia (desmembramento) do campus de Alegre da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), incluindo o Centro Agropecuário (Caufes), além do Departamento de Ciências Florestais e da Madeira, de Jerônimo Monteiro.

O documento leva em consideração que o Espírito Santo, apesar de sua demanda educacional, até o momento, conta com apenas uma universidade federal e coloca que a criação da nova universidade vai consolidar a interiorização do ensino superior federal no sul do Estado, num processo de ampliação da democratização do acesso à educação superior pública. De acordo com o ofício, isso também permitiria a canalização da vocação das unidades da Ufes de Alegre e Jerônimo Monteiro para o desenvolvimento da região.

Destaca, ainda, que isso também irá potencializar políticas de desenvolvimento regional que irão repercutir, de forma positiva, no nordeste de Minas Gerais e norte do Rio de Janeiro que fazem fronteira com o sul do Espírito Santo. Região que receberá relevante contribuição com a presença de uma unidade federal de ensino que se preocupe, particularmente, com o desenvolvimento do sul capixaba, sem ter que dividir isso com outras regiões do Estado.

Sem contar a estrutura já existente em Alegre e Jerônimo Monteiro que vai permitir a constituição da UFVI com capacidade para abrigar cursos de todas as áreas de conhecimento, como é comum em uma universidade. Diferente de uma faculdade isolada que se dedica apenas a uma ou a poucas áreas, como acontece atualmente.

Outros prefeitos e instituições da região, também, externaram apoio à criação da nova universidade. E, em 2015, o deputado federal Evair de Melo (PP) já havia apresentado uma indicação ao Governo Federal que também sugeria a criação da Universidade Federal Vale do Itapemirim.

Tags:
#Prefeito #Ibatiba #Apoio #Criação #UniversidadeFederal #ValedoItapemirim #Ufes #Caufes #Departamento #CiênciasFlorestais #Madeira #Alegre #JerônimoMonteiro |

Publicado em terça-feira, 05 de outubro de 2021