Campanha Nacional de Multivacinação começa nesta sexta-feira no Nesf de Ibatiba

Foi lançada nesta quinta-feira (30), pelo Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. A campanha começa nesta sexta-feira, dia 1º de outubro, e segue até o dia 29 do mesmo mês. O Dia D da campanha vai acontecer no dia 16 de outubro, com mobilização nacional para vacinas que fazem parte do calendário, como a contra o sarampo, meningite e caxumba.

O objetivo é dar acesso às vacinas que fazem parte do calendário nacional de vacinação da criança e do adolescente. Dessa forma, permitir a atualização da situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais e homogeneidade, diminuir a incidência e contribuir para o controle, eliminação e erradicação de doenças imunopreveníveis nas crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

Ao mesmo tempo, baseado em discussões na Câmara Técnica em Imunização da Covid-19 e do Programa Nacional de Imunizações, o Ministério da Saúde definiu, por meio da Nota Técnica Nº 1.203/2021, que a vacinação contra a Covid-19 pode ocorrer, de forma simultânea, às demais vacinas ou em qualquer intervalo. Ou seja, não será mais necessário realizar o intervalo de 14 dias entre uma vacina e a que imuniza contra a Covid-19.

Em Ibatiba, a vacinação da campanha nacional vai acontecer na Unidade de Saúde da Família Adilao Almeida de Lima – Nesf  (em frente ao fórum), de 8 às 11 horas e de 13 às 17 horas, de segunda à sexta-feira. Às terças-feiras, o funcionamento acontecerá em horário estendido de 8 às 11 horas e de 13 às 20 horas. E o Dia D, em 16 de outubro, acontecerá no mesmo local, de 8 às 17 horas. É preciso levar a Caderneta de Vacinação e o Cartão do SUS.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece 18 vacinas para crianças e adolescentes. Até 7 anos de idade: BCG, hepatite B, penta, polio (inativada e oral), rotavírus, pneumocócica 10-valente, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, tetra viral, DTP, hepatite A e varicela. A partir dos 7 anos: hepatite B, febre amarela, tríplice viral, difteria e tétano, meningocócica ACWY, HPV quadrivalente, varicela e dTpa.

Tags:
#Campanha #Nacional #Multivacinação #DiaD #Mobilização #Vacinas #Calendário #Simultâneo #Eliminação #Erradicação #Covid19 |

Publicado em sexta-feira, 01 de outubro de 2021