Audiência pública discutiu Rota da Cerveja Artesanal e do Café Especial na Câmara de Ibatiba

Dentro da programação da Semana do Tropeiro e do Carreiro, promovida pela Prefeitura de Ibatiba, a Câmara de Vereadores realizou, na noite desta quinta-feira (9), uma audiência pública sobre a implantação da Rota da Cerveja Artesanal e do Café de Qualidade no Caparaó Capixaba, idealizada pela municipalidade. O encontro aconteceu no plenário do Legislativo Municipal, reunindo autoridades e empreendedores interessados na criação da rota e o fortalecimento do turismo rural no município.

A audiência foi aberta com a oração feita pelo presbítero Osmarino, da Igreja Assembleia de Deus e, em seguida, pelo presidente da Câmara, vereador Fernando Vieira, que explicou como funcionaria a reunião que foi transmitida ao vivo, pela internet, por onde também foram aceitas sugestões. O presidente também justificou a ausência do deputado federal Amaro Neto – que é membro da Comissão de Turismo da Câmara Federal e participaria da audiência. E também falou sobre o tema da audiência. “Dou boas vindas aos cervejeiros e o pessoal dos cafés especiais, assim como aos membros do AMA Ibatiba que organizam o Motofest, o que nos faz destacar que o turismo de Ibatiba não é só comércio, porque temos muitas belezas naturais e um povo muito acolhedor”, disse.

O prefeito Luciano Pingo também falou sobre a criação da rota, contando como a ideia lhe surgiu e explicando que o momento era debate para busca de uma alternativa para retomada da economia, o que também deve acontecer nos municípios vizinhos, já que a rota também contempla a participação de municípios de Iúna, Irupi, Ibitirama e Muniz Freire. “É preciso entender que o poder público pode colaborar, mas não pode ser um projeto da prefeitura e sim uma política que aconteça independente do poder público”, afirmou.

O ex-presidente da Câmara, Admilson Dias Ribeiro, participou da audiência, a qual classificou como uma “bela atitude”. Enquanto a maioria dos vereadores presentes se pronunciaram, destacando a importância da rota e iniciativa da audiência, como o vereador Roberto Magnético e o vereador Leonardo Alexandrino que enfatizou o pioneirismo da Associação de Gestão do Turismo Rural de Ibatiba (Geturi).

Os vereadores também se pronunciaram. O vereador Roberto Magnético parabenizou a iniciativa da Câmara e Prefeitura, quando à realização da audiência pública. Segundo ele, a Rota da Cerveja Artesanal e do Café de Qualidade vai ser muito importante para região. “Vai ser um sucesso”, pontuou.

Já o vereador Leonardo Alexandrino enfatizou que a Associação de Gestão do Turismo Rural de Ibatiba (Geturi) foi pioneira em muito do que existe em Ibatiba atualmente. E ressaltou a importância da participação das Câmaras Municipais para que o projeto decole. “Independente de cor partidária, temos que ter responsabilidade com o que é bom para o município e, por isso, temos certeza que vai ser um sucesso”, colocou.

O vereador João Pedro Salgado disse que pode contribuir para o projeto e entende que todo o município vai ser beneficiado com a criação da rota. “E Ibatiba tem capacidade para ser referência, porque temos atrativos e potencial, basta investir em capacitação”, disse.
Já o vereador Silvio Rodrigues cumprimentou os empreendedores presentes e disse que estavam ali para ouvir o que eles tinham a sugerir, se colocando à disposição para colaborar com o que for possível. “E é preciso destacar que a Rota é uma coisa que vai permanecer para sempre, independente de quem estiver na Prefeitura e Câmara”, enfatizou, sugerindo ao prefeito Luciano Pingo que comece a aplicar o Revsol (Revestimento de Solo) nas estradas que vão compor essa rota.

O vereador José Paulo Costa Silva – Paulinho do Eucalipto – agradeceu ao prefeito pelo projeto e destacou as premiações que vêm sendo oferecidas em concursos de cafés de qualidade, o que também, segundo ele, pode acontecer com as cervejas. “Essa ideia da Rota vai no mesmo caminho do que vemos acontecer na região de Pedra Menina (Dores do Rio Preto)”, ressaltou.

E o vereador Elias Cândido da Silveira também classificou a criação da Rota da Cerveja Artesanal e do Café de Qualidade vai ser muito importante para Ibatiba e região. Segundo ele, a iniciativa vai gerar empregos e renda para a população. “Temos que trabalhar juntos, fazendo café com cada vez mais qualidade e uma cerveja que atraia cada vez mais turistas”, destacou.

Também estava presente o vereador Ivanito Barbosa de Oliveira e a vereadora Emiliane Ribeiro Lázaro, assim como a secretária municipal de Administração, Gecinete Pimentel, o chefe do escritório do Incaper de Ibatiba, Cristiano de Oliveira Cateringer, vereadores e secretários municipais de Iúna e Muniz Freire, de onde também vieram empreendedores interessados na criação da Rota da Cerveja Artesanal e do Café de Qualidade.

Tags:
#Audiência #Rota #Cerveja Artesanal #Café Especial #Câmara #Prefeitura #Ibatiba #Autoridades #Empreendedores #Turismo #Rural |

Publicado em sexta-feira, 10 de setembro de 2021