Profissionais da ESF de Ibatiba participam de reunião sobre Previne Brasil

Na manhã desta quarta-feira (8), profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, de Ibatiba, participaram de uma reunião sobre os indicadores do programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde. A reunião foi ministrada pelo técnico de Suporte RG System, Thiago Thom, e aconteceu na unidade de Saúde Adilao Almeida de Lima (Nesf).

Na parte da manhã, a conversa girou em torno dos indicadores de saúde e a importância do acompanhamento desses indicadores de forma correta, visando melhorar a qualidade da assistência em saúde da população do município, como explica a coordenadora da Estratégia Saúde da Família (ESF), Izabel Maria de Souza. “Isso também vale para serem traçadas estratégias para alcançar os indicadores de saúde para o município conquistar as metas do Previne Brasil”, explica. “E também para busca o aumento de recursos financeiros, por meio da Capitação Ponderada e o Pagamento por Desempenho, além do Incentivo para Ações Estratégicas, sempre visando a melhoria da saúde em nosso município”, completa.

Na parte da tarde, a reunião continuou com a participação de profissionais de saúde da ESF, sendo quatro enfermeiros, três médicos uma técnica de enfermagem, sobre com realizar os registros das atividades da ESF corretamente. “Além de esclarecer dúvidas”, afirma. Foi feita, ainda, a apresentação dos indicadores de saúde do Previne Brasil do primeiro e segundo quadrimestre de 2021.

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem. O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP) com o grau de desempenho assistencial das equipes, somados a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas.

Tags:
#Profissionais #ESF #Ibatiba #Prefeitura #Reunião #Previne Brasil #Saúde #Indicadores #Suporte #RG System #Nesf #Recursos |

Publicado em quarta-feira, 08 de setembro de 2021