Ibatiba realiza 9ª Conferência Municipal de Assistência Social

A Prefeitura de Ibatiba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e o Conselho Municipal de Assistência Social realizaram, nesta quinta-feira (26), a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social. O encontro, que reuniu profissionais e demais segmentos ligados ao setor, foi realizado na tenda do Cras do município e teve como tema “Assistência Social: direito do povo e dever do estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

A programação foi aberta por volta das 9 horas da manhã e seguiu até o final da tarde, com palestras e debates. A abertura contou com a presença de autoridades e representantes de segmentos e organizações, com a Apae, a Pestallozi e Camag – mantenedor do Lar dos Velhinhos. Além da apresentação cultural com o Grupo de Viola do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Encanto dos Tropeiros – batizado de As Tropeirinhas.

O presidente da Câmara, vereador Fernando Vieira, parabenizou toda a equipe da Assistência Social do município, mas disse que esperava ver uma melhor participação. “Deveria ter mais gente aqui, aproveitando as informações que vão ser passadas aqui”, disse.

O vereador João Pedro Salgado também ressaltou a oportunidade para discutir políticas públicas e disse que estava ali para aprender também. “E assumo o compromisso de trabalhar recursos para a assistência social no Orçamento Municipal, para que possamos combater problemas sociais, principalmente, a exploração sexual de crianças e adolescentes e a violência contra a mulher”, afirmou.

O secretário municipal de Assistência Social, Vanderlei Alves Ribeiro, agradeceu à equipe da Secretaria e segmentos que compõem o setor. “Porque a assistência social é feita por essas pessoal, enquanto o secretário apenas atua coordenando e direcionando ações”, colocou. “E também contamos com um Conselho Municipal atuante, consistente, que tem trabalhado muito para que o município possa ter investimentos para o município”, completou.

O prefeito Luciano Pingo também destacou o empenho da equipe da assistência social “que está sempre trabalhando e sonhando junto conosco”. Ele ressaltou que, neste momento de pandemia, a saúde e a assistência social são as áreas que mais recebem demandas, ressaltando as dificuldades enfrentadas. “E acredito que o trabalho mais importante é criar oportunidades, porque todo jovem precisa de oportunidades, e nosso trabalho é criar condições para isso”, complementou, destacando as obras de reforma do Cras e a construção do Creas que serão realizadas.

Também estavam presentes à abertura, a secretária municipal de Administração, Gecinete Pimentel, o secretário municipal de Fazenda, Diego Huguinin, a secretária municipal de Educação, Solange Assis, a vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Ângela Carina Colombo, a representante do Suas, Maria Pereira de Assis Martins, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibatiba, Marli Andrade Silveira, e representantes da Apae, Pestalozzi e Camag.

Durante a programação, a primeira palestra abordou o tema da conferência, “Assistência Social: direito do povo e dever do estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, seguido de debate. Na parte da tarde, foi apresentado o Autodefensor da Apae de Ibatiba – Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, para depois serem formadas as plenárias de temáticas e grupos de trabalho até chegar à plenária final.

Tags:
#Prefeitura #Ibatiba #Conferência #Assistência Social #Direito do povo #Dever do Estado #Financiamento público #Enfrentamento #Desigualdades #Proteção social |

Publicado em sexta-feira, 27 de agosto de 2021