Vereadores enaltecem importância do programa Ibatiba D’Elas

A nova edição do programa Ibatiba D’Elas foi aberta, pela Prefeitura, oficialmente, na noite desta segunda-feira (2). A abertura oficial aconteceu na Câmara de Vereadores, onde alguns dos edis presentes se pronunciaram sobre a importância do projeto para a sociedade ibatibense. A solenidade contou com a presença da vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes, do prefeito Luciano Pingo, e da vice-prefeita Criziane Moreno, além dos representantes do Legislativo Municipal.
O presidente da Câmara, vereador Fernando Vieira, classificou como um momento ímpar, a abertura da nova edição do projeto, inclusive, por podermos estar juntos, depois de dias difíceis provocados pela pandemia. Ele elogiou a amizade da vice-governadora Jaqueline Moreira que estava o dia inteiro em Ibatiba, e também a vice-prefeita Criziane Moreno que está trabalhando pelo município e não assumindo apenas um cargo de figuração. “E destacar a sensibilidade do prefeito Luciano Pingo por fazer esse projeto (Ibatiba D’Elas e ser o primeiro a assinar a parceria com o Agenda Mulher, do Estado”, disse.

Fernando Vieira colocou que fala com muito carinho do projeto Ibatiba D’Elas, porque era secretário de Administração, no primeiro mandato de Luciano Pingo, quando o mesmo foi criado. “Um projeto que veio colocar a mulher no lugar que deve estar, se empoderar, se tornar forte, dona do seu espaço, dona do seu dinheiro, dona de sua família e, por isso, quero agradecer a todas as pessoas da Secretaria de Assistência Social, porque muitas pessoas ajudaram a construir esse projeto que tem vários resultados, em diversos setores da administração”, destacou, citando cursos realizados, como de gastronomia, nutrição, paisagismo. “Tem também o Nascer Feliz, que atende a saúde, a Cesta Verde, junto com a Secretaria de Agricultura, tem a merenda escolar, e o Encanto do Tropeiro – ligado à cultura”, acentuou
Já o vereador João Pedro (Salgadinho) colocou o grande trabalho que vem sendo realizado pelo grupo do Ibatiba D’Elas, assim como o prefeito Luciano Pingo, pela ideia ter sido colocada em prática. Ele destacou o aumento dos índices da violência contra a mulher em Ibatiba e, em consequência, a elevação dos transtornos psicológicos que sofrem. “Sem esquecer que as mães, com seu trabalho home office, não descansaram nessa pandemia”, lembrou. “E o programa Ibatiba D’Elas, junto com outras ações da municipalidade, pode trazer muitas soluções, com políticas públicas, voltadas para nossas mulheres”, complementou, destacando ações que podem gerar oportunidades de trabalho.

O vereador lembrou de suas origens, contando que foi criado por sua avó e sua mãe. “Duas mulheres guerreiras que deram conta de tudo lá em casa e, por isso, sei da importância de políticas públicas para as mulheres”, disse. “Então, todo sucesso para o Ibatiba D’Elas e contem com meu mandato, porque sou um apoiador da causa”, concluiu, Salgadinho.
Já o vereador Silvio Rodrigues destacou a trajetória da vice-governadora Jaqueline Moraes que foi de camelô a uma cadeira no Palácio Anchieta, a primeira mulher negra a chegar a esse cargo. “E tenho que falar sobre a diferença do Luciano (Pingo) para os outros prefeitos, porque calça rua – como todos calçaram –, faz creches e escolas – como todos os outros fizeram –, mas faz a diferença, valorizando nossa melhor idade, pessoas que vivem em vulnerabilidade social, ações que irão te marcar como prefeito de Ibatiba”, destacou, se dirigindo ao prefeito.
Silvio ressaltou que sempre fui conhecido como vereador do social e que, quando na presidência, foi possível economizar recursos que foram repassados ao município que foi utilizado para construção do Centro de Vivência que precisava ser concluída. “Conversei com Luciano, para que fosse terminada a obra e, hoje, temos uma casa da melhor idade considerada uma das melhores da região e, em breve, se Deus quiser, vamos voltar a fazer forró lá”, enfatizou. “E hoje (segunda-feira), estamos aqui para parabenizar o Ibatiba D’Elas pelo trabalho que tem feito a diferença, sob a coordenação de nossa vice-prefeita, Criziane (Moreno), porque fazer ponte todo prefeito sabe fazer, mas fazer trabalho social, como está sendo feito em Ibatiba, que valoriza a mulher, é algo muito maior”, complementou.
Também estavam presentes à solenidade, o vereador Léo Alexandrino, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibatiba, Marli Andrade Silveira, a mobilizadora do Senar Kesia Lessa, as coordenadoras do Ibatiba Delas, Gecinete Pimentel e Luana Noia, e o secretário municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Samuel Dias Damasceno, além do prefeito de Venda Nova do Imigrante, Paulinho Minetti, a coordenadora do programa Agenda Mulher, do Estado, Maraney Lopse, e a coordenadora do programa Qualificar ES, Renata Resta, dentre outros componentes da equipe de Governo Municipal e Estadual.

Tags:
#Vereadores #Câmara #Ibatiba #Ibatiba D’Elas #Importância #Abertura #Nova edição |

Publicado em terça-feira, 03 de agosto de 2021