PREFEITURA MUNICIPAL DE IBATIBA - ES - Link para página inicial

Vice-Governadora Jaqueline Moraes abre o lançamento da nova edição do Ibatiba D'Elas

Foi iniciada na manhã desta segunda-feira (2), a programação de lançamento da nova edição do programa Ibatiba D’Elas, da Prefeitura de Ibatiba, realizado por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Agricultura, Indústria e Comércio. Logo pela manhã, na tenda da Assistência Social, aconteceu o Café com Mulheres Líderes Cristãs em comemoração ao Dia da Consciência Evangélica, que contou com a presença da vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes. Também no Cras, foi iniciada a Oficina de Bonecas.

Ela foi recebida pelo prefeito Luciano Pingo e pela vice-prefeita Criziane Moreno, assim como por toda a equipe do Ibatiba D’Elas, além da secretária municipal de Saúde, Nilci Florindo. A reunião teve a participação de dezenas de mulheres ligadas a igrejas evangélicas, entre pastoras, esposas de pastores e representantes de instituições religiosas que se apresentaram e ouviram as palavras das autoridades presentes.

A pastora Carla, da Igreja Ministério Aliança fez a oração inicial e, depois, também fez pregação final, contando sua trajetória de vida e realizou uma dinâmica com as mulheres presentes, destacando o empoderamento de cada uma. “E quando recebi o convite para falar aqui hoje (segunda, 2), vi que era algo que Deus havia me reservado, tendo a chance de conhecer a vice-governadora que mostrou aqui que é uma mulher como nós”, disse, emocionada.

A vice-prefeita Criziane Moreno, que abriu os trabalhos, colocou que os movimentos religiosos de Ibatiba fazem muitos trabalhos sociais e participam de um processo psicológico, o que tem salvado muitas vidas, e isso colabora demais com o município. “E a mulher tem um olhar diferenciado da vida e tem muito a colaborar em um mundo mais justo e com igualdade”, disse.

A vice-governadora Jaqueline Moraes e destacou que a mulher precisa buscar conhecimento, porque “quando se está bem informada, é mais fácil saber como lidar com certas situações”. “Por isso, precisamos de mulheres referenciadas na política e a (vice-prefeita) Criziane Moreno é um exemplo de referência para as mulheres de Ibatiba e região”, afirmou. “O fortalecimento das mulheres passa em nos importarmos com o que está acontecendo com as mulheres”, completou.

 

Homens

Depois de conversar com a mulheres ligadas a igrejas evangélicas, a vice-governadora esteve na Câmara de Vereadores, onde conversou com pastores, vereadores e lideranças. Ela seguiu sendo acompanhada pelo prefeito Luciano Pingo e a vice-prefeita Criziane Moreno e falou sobre a violência contra a mulher. Assunto que ela voltou a abordar em entrevista dada à Rádio Mania FM, onde ressaltou a importância desse diálogo. “Hoje, alcançamos mais um nível, porque conversamos também com os homens e é muito importante que conversemos com eles sobre esse assunto, para caminharmos com o machismo que existe em nós, inclusive, em nós mulheres”, enfatizou.

Ainda nesta segunda-feira, vice-governadora, prefeito e vice-prefeita estiveram no distrito de Santa Clara, onde foi realizada uma roda de conversa com representantes da localidade. E às 18h30, todos participam da abertura oficial, na Câmara de Vereadores, da nova edição do Ibatiba D’Elas que será transmitida ao vivo, na página do Facebook da Prefeitura de Ibatiba.

A programação (veja abaixo) também terá visitas técnicas à Associação de Mulheres de São Roque do Canaã e agroindústrias de Ibatiba. Assim como, cursos do Senar, rodas de conversas, entrega simbólica do programa Compra Direta de Alimentos e de kits do projeto Nascer Feliz, ações da Secretaria Municipal de Saúde e palestras, entre estas, o tema “Violência contra a Mulher”, dentro do projeto Café com Elas, que irá contar com a presença da deputada estadual Raquel Lessa, na sexta-feira (6).

Também na sexta-feira, será realizado o sarau para lançamento do livro da Dra. Nilcilene Almeida, às 19 horas, na Câmara de Vereadores, além da Feira Mulheres do Campo, no distrito de Santa Clara, a partir das 16 horas. A programação será encerrada com a Feira do Produtor, na Praça do Ifes de Ibatiba.

 

PROGRAMA IBATIBA D’ELAS

 

3/8/21 – TERÇA FEIRA

 

5h30 – Visita Técnica à Associação de Mulheres no município de São Roque do Canaã.

 

9h – Auditório do CRAS - Oficina de Bonecas – Lei Aldir Blanc (continuidade).

 

4/8/21 – QUARTA FEIRA

 

8h – IFES - Curso SENAR – Pães e Biscoitos.

 

8h – Tenda da Assistência (CRAS)

- Roda de Conversa com as mães da UMAI, Pestalozzi e APAE.

- Palestra com a psicóloga Duany Roberta de Freitas.

 

9h – Auditório do CRAS - Oficina de Bonecas – Lei Aldir Blanc - (em andamento);

 

14h – Auditório do CRAS

- Roda de Conversa com a psicóloga e administradora de empresas, Nice Nicchio - "AGOSTO LILÁS" - Enfrentamento à Violência contra a Mulher; "Juntas serão uma força." Bertha Lutz

 

5/8/21 – QUINTA FEIRA

 

8h – IFES - Curso SENAR – Pães e Biscoitos – (continuidade).

 

8h – Tenda da Assistência (CRAS)

- Entrega de kits do Programa Nascer Feliz, Instalação do Grupo de Trabalho do Programa Prefeito Amigo da Criança e Rodas de Conversas.

• Enfermeira Thainara Venturim - Saúde e empoderamento da gestante.

• Psicóloga Maylu Paganni – Saúde emocional na Gestação.

 

9h – Auditório do CRAS- Oficina de Bonecas – Lei Aldir Blanc - (continuidade);

 

14h – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibatiba

- Entrega de Contratos do PNAE para as agricultoras familiares.

- Palestra FETAES – O empoderamento da mulher.

- Palestra Sindicato dos Servidores Públicos – A importância das mulheres ocuparem seus lugares de fala.

- Palestra com a Secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo Cypriano Machado.

- Ações de Saúde: aferição de pressão, teste rápido sífilis e HIV e teste glicêmico.

 

6/8/21 – SEXTA FEIRA

 

8h – IFES - Curso SENAR – Pães e Biscoitos (encerramento)

 

9h – Auditório do CRAS - Oficina de Bonecas (encerramento)

 

9h – Visitas a Agroindústrias de Mulheres da Agricultura Familiar

 

14h – Café com Elas

– Auditório da Clínica da Dra Criziane (ao lado do Museu)

*Presença da Deputada Estadual Raquel Lessa

 

16h – Comunidade de Santa Clara

• Inauguração da Nova Quadra Poliesportiva - Adair Sobreira do Amaral – “Dudu”;

• Feira Mulheres no Campo.

 

19h – Câmara de Vereadores

- Sarau de Lançamento do livro da Dra. Necilene Almeida em parceria com a AILA.

 

7/8/21 – SÁBADO

 

12h - Comunidade de Santa Clara - Torneio de Futsal Feminino.

 

17h - Rua da Prefeitura - Feira da Associação dos Feirantes de Ibatiba.

Assessoria de Comunicação

Tags:
#Prefeitura #Ibatiba #Nova edição #Ibatiba D'Elas #Segunda a sábado #Enfrentamento #Empoderamento #Palestras #Homenagem |

Publicado em segunda-feira, 02 de agosto de 2021

ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço:
Rua Salomão Fadlallah, 255 - Centro, 29395-000

Horário de Expediente:
Seg - Sex, 08h00 às 17h00
Telefone(s):
(28) 3543-1654

E-mail:
ouvidoria@ibatiba.es.gov.br

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.