Aulas presenciais passam a ser obrigatórias a partir de segunda-feira em Ibatiba

Nesta segunda-feira (2), as aulas presenciais retornam de forma obrigatória – mas ainda escalonada – nas escolas da rede municipal de ensino, conforme informações da Secretaria Municipal de Educação. A decisão segue o que está disposto na Portaria Conjunta da Secretaria Estadual de Educação (Sedu) e Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) nº 06-R, do dia 21 de julho.

A portaria suspende as restrições sanitárias que subsidiavam a decisão de não obrigatoriedade do ensino presencial nas escolas do Estado do Espírito Santo e dispõe sobre a frequência presencial dos alunos nas instituições de ensino. Ou seja, a partir de segunda-feira, é obrigatória a presença dos estudantes em sala de aula, não sendo mais possível optar entre essa modalidade e a remota (em casa). Contudo, permanecem valendo as medidas e protocolos de prevenção à Covid-19.

Em Ibatiba, a secretária municipal de Educação, Solange de Assis, explica que as aulas voltarão de forma escalonada, ou seja, com revezamento semanal entre grupos de alunos. “Vamos enviar para os pais a orientação de como vai ser essa escala, por meio dos grupos de WhatsApp”, esclarece. Além disso, permanecem as orientações quanto à higienização e o uso de máscaras que continua sendo obrigatório.

Creches

Quanto às creches, as aulas só irão retornar no dia 9, conforme coloca a secretária Solange de Assis. “Vamos retornar com os alunos a partir de 2 anos, ou seja, de 2, 3, 4 e 5 anos, então, não retornaremos, neste momento, com os bebês e crianças com menos de 2 anos de idade”, destaca.

As aulas presenciais em Ibatiba haviam voltado de forma escalonada desde junho, mas essa volta era feita por meio de uma autorização do pai ou responsável, para que o aluno frequentasse a escola. Ou seja, havia a opção de permanecer fazendo as atividades de forma remota, em casa. Agora, isso não será mais possível, sendo obrigatória a presença em sala de aula.

O uso de máscaras, dentro do ambiente escolar, é obrigatório, as carteiras, no interior das salas de aula, estão colocadas na distância segura entre elas, assim como o distanciamento social é mantido até mesmo durante o recreio, além de álcool em gel estar sendo disponibilizado nas salas e nos corredores das escolas. Conforme informações da Secretaria, os protocolos de prevenção continuarão seguindo um plano estratégico e as ações sendo monitoradas por meio da plataforma Escola Segura, Vigilância Epidemiológica e Secretaria Municipal de Saúde.

Tags:
#Retorno #Aulas presenciais #Obrigatórias #Ibatiba #Educação #Escaloanada #Orientações #Higienização #Máscaras #Coronavírus #Covid |

Publicado em sexta-feira, 30 de julho de 2021