Prefeitura e Estado avaliam vinda de cursos do Qualificar ES para mulheres de Ibatiba

A equipe que coordena o projeto Ibatiba D’Elas recebeu a visita da gerente de projetos, da Vice-Governadoria do Estado, Maraney Araújo, e do coordenador do Qualificar ES, Washington Campos, no final da tarde de segunda-feira (26). Ela – que também está na coordenação do projeto Agenda Mulher, do governo – e ele foram recebidos pela vice-prefeita Criziane Moreno, a secretária municipal interina de Assistência Social, Gecinete Pimentel de Carvalho, e a coordenadora do projeto do municipal, Luana Érika Noia.

O objetivo do encontro foi o fechamento de parceria para trazer cursos do Qualificar ES para o município. E, conforme explica Luana Noia, são cursos profissionalizantes em vários eixos, com carga horária de 120 horas e certificação. “A Maraney e o Washington estão aqui para uma visita técnica, para que possamos viabilizar a vinda dos cursos, sendo o primeiro passo para que isso se concretize”, explica. “Fizemos sugestões de cursos que melhor se adequam à nossa realidade”, completa.

Depois de uma conversa na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social todos visitaram instalações do Cras do município e a cozinha do Campus do Ifes – Ibatiba – onde foram recebidos pelo diretor geral da instituição, Eglon Rhuan Salazar Guimarães. Os locais foram avaliados para ser analisado quais cursos podem ser trazidos para o município, como é o caso do curso de gastronomia, um dos solicitados.

Maraney Araújo ressalta que a parceria entre Ibatiba e o Governo do Estado já vem sendo desenvolvida, por meio do Ibatiba D’Elas e o programa Agenda Mulher, o qual desenvolve ações de formação, capacitação e palestras. “Então, hoje (segunda-feira), estamos fazendo uma visita técnica, no município, já pensando em um cronograma para o segundo semestre, pós esse período de pandemia, com as pessoas vacinadas, visando a realização de ações voltadas para a formação e qualificação profissional das mulheres”, acentua.

O Agenda Mulher, do Governo do Estado, busca empoderar mulheres por meio do empreendedorismo, mostrando a gestão pública como campo de oportunidade para as mulheres. Além disso, ajuda a desenvolver uma comunidade mais cidadã e justa, a partir do fortalecimento do eixo político do programa.

A vice-prefeita Criziane Moreno ressalta a parceria com a vice-governadoria e o programa Agenda Mulher, com total apoio da vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes. “Vai ser muito importante a vinda desses cursos profissionalizantes para nossas mulheres”, afirma. “Então, depois dessa visita técnica, poderão ser definidos quais cursos, mas já está previsto que serão três turmas – manhã, tarde e noite – com a duração de dois meses para cada curso, o que vai possibilitar às mulheres que participarem terem uma profissão na qual vão poder trabalhar e agregar renda para suas famílias”, conclui.

Tags:
#Prefeitura #Ibatiba #Estado #Vice-Governadoria #Qualificar ES #Mulheres #Cursos #Formação #Qualificação #Cras #CampusIfes |

Publicado em quarta-feira, 28 de julho de 2021