Associação de Motociclistas de Ibatiba: Motofest, ações sociais e culturais

Nesta terça-feira, 27, foi celebrado o Dia do Motociclista. E a Associação de Motociclistas de Ibatiba (AMO - Ibatiba) tem marcado sua trajetória como uma organização que vem se mostrando inserida na comunidade, realizando trabalhos sociais e culturais e não apenas promovendo encontros de motociclistas. A associação foi criada na união dos Moto Clubes, Moto Grupos e motociclistas do município.

Sendo assim, além de organizar o encontro de motociclistas “Ibatiba Motofest”, a AMO realiza trabalhos sociais e culturais, como o Arrastão Solidário do Natal sem Fome, Dia das Crianças e aniversário do Prosol (Antigo Peti), entre outros.

Já o 1º Ibatiba Motofest foi realizado no dia 6 de junho de 2014, com o apoio de comerciantes da região, e contou com a presença de, aproximadamente, 150 moto clubes de várias cidades e estados. O evento trouxe grande número de turistas para o município, se mostrando uma iniciativa que podia contribuir para a economia e cultura de Ibatiba. O reconhecimento levou à instituição do “Dia municipal do Motociclista”, em todo segundo domingo de junho, por meio de lei aprovada pela Câmara Municipal de Ibatiba.

Diante do sucesso, em 2015, a história se repetiu no dia 20 de junho, também com a parceria dos comerciantes. Assim como em 18 de junho de 2016, com a realização da 3ª edição do Ibatiba Motofest que contou com mais de 70 patrocinadores, 133 motoclubes e milhares de pessoas que lotaram todos os hotéis da cidade.

Em terra de tropeiros...

Com o slogan “Em terra de tropeiros, nossos cavalos são de aço”, a AMO – Ibatiba realizou a 4ª edição do Motofest, no dia 17 de junho de 2017, buscando dar oportunidade aos motociclistas de conhecerem a cultura regional do tropeirismo, por meio do Museu do Tropeiro dentro da área do evento. Além da população conhecer e desmistificar a cultura do motociclismo.

Com o sucesso alcançado, o evento entrou para a agenda nacional de encontros de motociclistas, se destacando como um dos melhores do Espírito Santo, sempre com o apoio do comércio local, da Prefeitura de Ibatiba e demais apoiadores. O que se repetiu em 2018, quando foi realizada a 5ª Edição do Ibatiba Motofest, nos dias 15 e 16 de junho, com o slogan “Frio, motociclismo e rock n roll”.

Com o apoio da Prefeitura, naquele ano, foi preparada uma mega estrutura com dois palcos, painéis de led, área de expositores, praça de alimentação inspirada em festivais de cerveja e lanches artesanais (food trucks), dando oportunidade aos produtores artesanais locais. Isso acabou inspirando a realização de outro evento, no mesmo ano, idealizado pela Prefeitura: o “prosa e rango”.

O Motofest de 2018 contou também com várias bandas de rock, nos dois dias, com destaque para a atração nacional, a banda Detonautas, e deu espaço, ainda, no domingo, para a realização do “1º Encontro de Veículos Antigos”. Além de, como nos anos anteriores, proporcionar a lotação dos hotéis e hospedagens da cidade, movimento no comércio local, a participação e o apoio de mais de 100 patrocinadores (recorde até então).

Festa e pandemia

O 6º Ibatiba Motofest aconteceu nos dias 14 e 15 de junho de 2019 e foi mais um sucesso em todos os aspectos, se consolidando como uma das festas mais marcantes do município, com potencial de levar o nome da cidade para todo o país, atraindo turistas e aquecendo a economia. E mais uma vez, o evento contou com o apoio da Prefeitura de Ibatiba e do comércio local, fazendo parte da agenda estadual de eventos da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) que, inclusive, realizou pesquisa de avaliação durante o evento, confirmando que 98,9% dos entrevistados pretendem retornar ao destino e participar de novas edições.

Contudo, em 2020, a realização 7ª edição do Ibatiba Motofest chegou a ser anunciada, mas a crise sanitária causada pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) obrigou o cancelamento. Para não deixar passar em branco, então, a organização idealizou uma live solidária, com transmissão em seu canal do Youtube. E apesar de todas dificuldades e restrições enfrentadas, foi mais um sucesso, superando as expectativas, tanto em audiência quanto em termos de arrecadação que foi destinada à instituições de caridade da cidade.

Tags:
#Ibatiba #Motofest #Motociclista #Associação #AMO #Encontro #MotoClube #Solidário #Turismo #Parceria |

Publicado em quarta-feira, 28 de julho de 2021