Rede de Enfrentamento a Violência contra Mulheres se reúne com Ibatiba

A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social de Ibatiba participou de reunião virtual promovida pelo Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid), do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES). A reunião aconteceu nesta quarta-feira (21) e busca o objetivo de fortalecer a rede de atendimento às mulheres em situação de violência em Ibatiba e qualificar o atendimento ofertado.

A reunião foi classificada como a oportunidade para a troca de informações, reforçando a necessidade de diálogo e articulação entre os serviços, para a prestação de uma assistência qualificada e integral. A meta é evitar a revitimização da mulher em situação de uma violência que apresenta um quadro complexo que possui várias dimensões, em diversas áreas, como saúde, educação, assistência social, segurança pública, justiça e cultura, dentre outros.

Por isso, a importância do trabalho em rede, no atendimento à mulher vítima de violência, visando superar a desarticulação e fragmentação dos serviços, por meio de ações coordenadas de diferentes áreas governamentais e não-governamentais. O objetivo, segundo o Nevid, é a melhoria na qualidade dos atendimentos, encaminhamentos adequados e desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção.

Na reunião virtual, foram apresentados dados referentes à violência contra a mulher, coletados junto à Polícia Civil, Polícia Militar, Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Saúde e Educação. O Capitão da Polícia Militar, Weden Carlos Ramos, inclusive, ressaltou o trabalho que vem sendo executado pela Patrulha Maria da Penha. “A patrulha conta com dois policiais que foram capacitados e tem obtido bons resultados”, contou.

Já a secretária municipal interina de Assistência Social, Gecinete Pimentel de Carvalho, falou sobre o Programa Ibatiba D’Elas, do município, que já possui data marcada para o relançamento. “Esse é um programa no qual a temática da violência contra a mulher está incluída e contará com ações contínuas durante o decorrer do ano”, disse.

Também participaram da reunião o promotor de Justiça, Lucas Lobato La Rocca – coordenador regional do Nevid/Subnúcleo Cachoeiro de Itapemirim, a promotora de Justiça de Ibatiba, Ana Maria Guimarães Braga, o delegado da Polícia Civil, Bruno Alves Rodrigues, a secretária municipal de Saúde, Nilci Hubner Florindo, a secretária municipal de Educação, Solange de Souza Assis, a assistente social Natália Hubner e a pedagoga Carla Pereira Pinto.

Tags:
#Rede #Enfrentamento #Violência #Mulher #Ibatiba #Assistência Social #Saúde #Educação #Nevid #MPES |

Publicado em quinta-feira, 22 de julho de 2021