Realizada audiência virtual para discussão do PPA e Orçamento de Ibatiba

A Prefeitura de Ibatiba, por meio das Secretarias Municipais de Finanças e de Administração, realizou uma audiência pública virtual, na noite desta quarta-feira (14), para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) – 2022/2025 – e do Orçamento Municipal para 2022. A reunião aconteceu por meio da plataforma Google Meet que foi disponibilizado no site (Ibatiba.es.gov.br) e nas redes sociais da Prefeitura.

Os cidadãos interessados em participar puderam enviar suas colaborações e sugestões por meio de outro link também disponibilizado, até um dia antes da audiência, no site da Prefeitura, onde foi colocado um formulário, na plataforma Google Form, para ser preenchido. Esse formulário voltou a ser disponibilizado e continua no site da Prefeitura de Ibatiba, por meio de link, a partir desta quinta-feira (15), e as sugestões podem continuar a ser enviadas, bastando clicar no pop up aberto assim que se entra no site. As sugestões serão analisadas e poderão estar entre os pontos prioritários do PPA e do Orçamento Anual.

A reunião foi coordenada pela contadora da Prefeitura, Fernanda Matos de Moura Almeida, e os dados foram apresentados pelo assessor da Contabilidade Municipal, Wantuil Carlos. Também participaram, entre outros, o presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Vieira, e o vereador João Pedro – Salgadinho.

O PPA é o documento que traz as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública, além de conter a previsão, entre outras coisas, das grandes obras públicas a serem realizadas nos quatro anos posteriores, começando a valer no segundo ano da administração em curso (no caso atual, 2022) e seguindo até o primeiro ano do próximo mandato (neste caso, 2025). Ou seja, é a formatação da estratégia da gestão pública.

A elaboração da Lei Orçamentária Anual (o Orçamento, propriamente dito) é orientada pela LDO e baseia-se no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual. Ela prevê os orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimentos da gestão, assim como a previsão de todos os gastos do governo, com fixação das despesas, para o próximo ano, e a estimativa da receita.

Tags:
#Prefeitura #Ibatiba #PPA #Orçamento #Participativo #Google Meet #Virtual #Via internet #Link #Sugestões #Formulário |

Publicado em quinta-feira, 15 de julho de 2021