Equipe do Ibatiba D’Elas conhece projeto de equoterapia em Pedra Azul

A equipe do projeto Ibatiba D'Elas, da Secretaria Municipal de Assistência Social, junto com representantes da Apae e da Sociedade Pestalozzi, do município, esteve no distrito de Pedra Azul, no município de Domingos Martins, para conhecer o projeto de equoterapia existente no local. A equoterapia é um método terapêutico que propicia o desenvolvimento biopsicossocial do praticante, utilizando o cavalo como um agente promotor, numa abordagem multidisciplinar.

Compondo a equipe do Ibatiba D’Elas estavam a vice-prefeita e coordenadora do projeto, Criziane Moreno, a secretária municipal de Assistência Social interina, Gecinete Pimentel de Carvalho, a psicóloga Luana Érica da Silva Nóia, a representante da Secretaria Municipal de Agricultura, Edilane Amorim, a psicóloga da Apae, Laís Valverde Santana, e a assistente social da Pestalozzi, Ana Paula dos Anjos Oliveira. “O objetivo da visita foi conhecer de perto o projeto, para traçar estratégias e meios de trazê-lo para Ibatiba”, conta a vice-prefeita, Criziane Moreno.

O projeto em Pedra Azul acontece no Instituto Erling Lorentzen e Cavalgada Ecológica Fjordland que atende os usuários em parceria com a Apae de Venda Nova do Imigrante que cede uma psicóloga, enquanto os equitadores são do próprio instituto. A coordenação é feita pela fisioterapeuta e pós graduada em equoterapia, Edilaine Mazolini Lamborghini. São utilizados cavalos noruegueses que foram importados daquele país nórdico, por serem muito dóceis e aceitarem facilmente os comandos.

A secretária Gecinete Pimentel destaca que a equipe foi muito bem atendida por todos os profissionais do local. “E a fisioterapeuta Edilaine nos deu todas as informações, tirou todas as nossas dúvidas e vimos, de perto e na prática, o atendimento com uma criança usuária da Apae. Ficamos encantadas com esse trabalho tão lindo”, afirma.

Já a psicóloga Luana Nóia conta que a visita foi agendada com Edilaine, para receber a equipe, com o objetivo de conhecer o projeto. “A Edilaine combinou comigo de receber nossa equipe, para conhecer nossa demanda e ajudar a colocar em prática, dentro das nossas possibilidades, em Ibatiba”, relata, destacando que o objetivo do projeto Ibatiba D’Elas é trazer projetos sociais que atendam os ibatibenses, com o objetivo de incentivar e desenvolver políticas públicas.

Tags:
#Ibatiba D’Elas #Assistência Social #Equoterapia #Apae #Pestalozzi #Pedra Azul #Método terapêutico #Cavalos |

Publicado em quinta-feira, 15 de julho de 2021