Ibatiba vai construir sede do Creas e reformar o Cras em parceria com o Estado

O prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, participou da assinatura do termo para a construção da sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e da reforma do Centro de Referência de Assistência Socia (Cras) do município, nesta segunda-feira (5), em parceria com o Governo do Estado. A solenidade aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória, onde o governador Renato Casagrande assinou os termos para a construção e reforma de Cras e Creas em 41 municípios. Também foram assinados os termos de responsabilidade para a execução das Brinquedopraças, projeto que integra o Plano Estadual pela Primeira Infância.

Luciano Pingo estava acompanhado da secretária municipal interina de Assistência Social, Gecinete Pimentel de Carvalho, e do presidente da Câmara de Vereadores de Ibatiba, Fernando Vieira. “Essa é mais uma parceria do Governo do Estado com o município de Ibatiba em obras que vão resultar num melhor atendimento à população, nos serviços da assistência social, que são muito importantes para uma faixa da sociedade mais vulnerável, principalmente, neste momento de pandemia e crise, que precisa de uma atenção especial”, afirmou Luciano Pingo – que também é vice-presidente da Amunes e falou em nome dos prefeitos presentes. “E só temos que agradecer ao governador por mais essa demonstração de parceria e fortalecimento do nosso e demais municípios do Estado”, completou.

O governador Renato Casagrande explicou que o objetivo da iniciativa é estruturar o sistema de assistência social visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Todas as crises afetam mais os vulneráveis e, neste momento de crise sanitária, quem mais sofre são os mais pobres”, disse. “É importante ter essa rede de proteção social estruturada, juntamente com a educação, que é o caminho que nos leva para uma situação melhor”, complementou.

Já a secretária de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cyntia Figueira Grillo, explicou sobre as construções, as quais serão na maioria de Creas, já que no mandato anterior de Casagrande, foram construídos 36 unidades do Cras no Estado. “Estamos ampliando o acesso a um serviço essencial e garantido constitucionalmente”, disse a secretária, que também falou sobre a construção e implantação do Plano Estadual pela Primeira Infância, que vem como uma política de superação da pobreza e não apenas para amenizar a situação. “Nosso horizonte é que a superação da miséria se dê em um espaço de uma geração, para que essa mácula histórica do abismo social de nosso país, possa finalmente ser ultrapassada. Nesse sentido, políticas e ações voltadas para a Primeira Infância são essenciais”, pontuou.

E a vice-governadora Jacqueline Moraes citou a integração de todas as Secretarias na participação da gestão e execução de ações na política pública da Primeira Infância. “Estamos minimizando carências, identificando e favorecendo potencialidades, além de incentivarmos mães e pais a assumirem, de forma mais consciente, o seu papel no fortalecimento dos vínculos de afeto e confiança dentro das famílias e comunidades”, afirmou.

Também estiveram presentes a primeira-dama do Estado, Maria Virgínia Casagrande, o secretário de Estado, Gilson Daniel, os deputados estaduais Dary Pagung, Marcos Garcia, Adilson Espindula, José Esmeraldo, Bruno Lamas, Luciano Machado e Coronel Alexandre Quintino, além do coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel André Có, o diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Mário Louzada, secretários municipais, vereadores e lideranças.

Conforme informações do Governo do Estado, as reformas, ampliações e construção dos Cras e Creas surgem da necessidade de aprimorar a capacidade da oferta dos serviços e fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (Suas). Serão construídos 25 Creas e cinco Cras, além da reforma e ampliação de 18 Crass e dois Creas, totalizando R$ 36 milhões em investimentos, que serão transferidos para 41 municípios.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Setades

Publicado em terça-feira, 06 de julho de 2021