Secretaria de Educação trabalha contra evasão escolar em Ibatiba durante pandemia

A Secretaria Municipal de Educação de Ibatiba está em processo de chamada de alunos que se encontram em situação de evasão escolar. São alunos que não estão participando, nem das atividades presenciais e nem remotas, o que tem sido visto por todo o Estado e País, durante a pandemia. Por isso, a Secretaria está pedindo aos pais que procurem a escola, onde seus filhos estão matriculados, para definir que tipo de atividade quer que ele faça. Aqueles casos em que não houver resposta podem ser encaminhados ao Conselho Tutelar.

Segundo a secretária, municipal de Educação, Solange Assis, há um percentual considerável de alunos que não retornaram, até agora, e não estão participando das atividades, ou seja, estão “completamente fora da escola”. “Então, precisamos que os pais se comprometam em pegar as atividades nas escolas ou que façam seus filhos realizarem as atividades pela internet, via WhatsApp, ou mandem os filhos para a escola, que estão oferecendo um ambiente seguro e controlado, quanto à pandemia”, afirma Solange. “O que nós não queremos e não pode acontecer é criança fora da escola”, afirma a secretária.

A Secretaria Municipal de Educação já está fazendo uma busca ativa dessas crianças, entrando em contato com todas as famílias nessa situação. “Nós orientamos as escolas a entrarem em contato com as famílias, via WhatsApp, e se for o caso, fazer uma visita domiciliar, para conversar sobre o retorno das crianças, além de usarmos a plataforma Busca Ativa Escolar”, explica Solange Assis. “Aqueles casos em que não houver resposta, vamos encaminhar para o Conselho Tutelar”, ressalta

O abandono escolar tem sido uma das consequências da pandemia e a Busca Ativa Escolar que é composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica, tem como objetivo promover ações que garantam o retorno, a permanência e o aprendizado dos estudantes nas unidades escolares. A plataforma foi desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com o apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Publicado em terça-feira, 29 de junho de 2021