Prefeito e Meio Ambiente discutem destinação de entulhos e outros resíduos

Nesta terça-feira (22), o prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, se reuniu com o secretário municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Geilson Dias Tomaz, e a diretora de Proteção ao Meio Ambiente, a engenheira ambiental e sanitarista, Daiane de Souza Trindade, na sede da Secretaria. O assunto principal da reunião, entre outros, foi a questão da destinação dos entulhos e restos de móveis velhos, conhecidos tecnicamente como Resíduos Sólidos de Construção Civil (RCC), um dos pontos que está dentro dos objetivos do projeto Ibatiba+Verde.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, este é um dos grandes desafios de todos os municípios do Brasil, e também de Ibatiba. Por isso, o Executivo Municipal está estudando todas as possibilidades, dentro das condições do município, para que seja dada a destinação correta para esses resíduos. “Esse é um ponto prioritário em nossa administração, porque é um problema que não é fácil de ser solucionado, mas precisa de uma solução, porque queremos Ibatiba mais verde, um município mais ecológico, com melhor qualidade de vida”, afirma o prefeito Luciano Pingo.

Segundo o secretário Geilson Tomaz, o grande desafio, também, é conciliar a atividade produtiva, o setor de construção civil e outros, com o desenvolvimento sustentável. “Nosso maior objetivo é evitar danos ambientais e à saúde pública, reduzindo a poluição e degradação ambiental”, enfatiza.

Já a diretora da Secretaria, Daiane Trindade, destaca que o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. O conselho disciplina as ações que visam minimizar os impactos ambientais provocados por resíduos provenientes de reformas, escavações de terrenos, demolições e obras de construção civil. “O RCC precisa ter um gerenciamento adequado, para evitarmos que esse tipo de lixo de construção civil seja jogado em qualquer lugar e fique acumulado em margens de rios, terrenos baldios ou outros locais inapropriados”, pontua.

Publicado em quarta-feira, 23 de junho de 2021