Ex-PM recuperada de câncer quer trazer atendimento especializado para Ibatiba

A ex-policial militar e professora, Rosa Elaine Evaristo dos Santos, esteve no gabinete do prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, no final da tarde de sexta-feira (19), para apresentar uma proposta que pode modificar os atendimentos do setor de oncologia (tratamento de câncer), no município. Ela explicou que quer ajudar Ibatiba, porque é o lugar onde sempre foi bem recebida, trabalhou como PM, no 14º Batalhão, em especial no Proerd, levando orientação contra as drogas nas escolas do município e região, mas teve que se afastar ao descobrir um câncer agressivo, do qual está recuperada.

E após essa recuperação, depois de uma história de vida incrível, ela resolveu que sua missão, agora, é ajudar as pessoas que sofrem com essa mesma doença, por meio da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia que, segundo ela, foi a sua porta para a cura. A organização autorizou a procurar o município para oferecer uma parceria. Trabalho que consistiria em levar, para as unidades de saúde de Ibatiba, o treinamento gratuito das suas equipes, certificado pelo Hospital Albert Einstein, de São Paulo.
Esse treinamento consiste em aprimorar o atendimento aos pacientes diagnosticados com câncer, além de orientação, inclusive, para que possam ser feitos diagnósticos precoces, o que facilita muito no sucesso do tratamento. “Também é importante divulgar e passar para as pessoas sobre hábitos saudáveis que podem salvar vidas”, afirma Rosa Elaine.

Também participaram da conversa a vice-prefeita de Ibatiba, Criziane Moreno, a secretária municipal de Saúde, Nilci Florindo, a diretora da Pronto Atendimento Municipal (PAM), Juliana Moreno, e a servidora da regulação de atendimento da Secretaria de Saúde, Silvana Pereira de Oliveira. Todos presentes ficaram admirados e até emocionados com a história de Rosa Elaine, principalmente, com sua força para vencer a doença e recomeçar.

Publicado em segunda-feira, 21 de junho de 2021