Comando da Saúde de Ibatiba busca ações conjuntas com Iúna e Irupi contra Covid

O Centro de Comando de Operações em Saúde, da Prefeitura de Ibatiba, realizou reunião, nesta quinta-feira (17), que contou com a participação de equipes das Secretarias de Saúde de Iúna e Irupi. A reunião aconteceu, em Ibatiba, na sede da Prefeitura, e teve como pauta principal a prevenção da Covid-19 de forma integrada entre estes três municípios.

A discussão girou em torno das dificuldades de fazer valer os decretos municipais quanto ao funcionamento de estabelecimentos que geram aglomerações na região, principalmente, os localizados em zona rural e nas áreas limítrofes dos três municípios. Diante disso, foi levantada a possibilidade de serem realizadas ações de fiscalização em conjunto.

Presente à reunião, a secretária de Saúde de Ibatiba, Nilci Florindo, deu exemplo de vários locais que realizam eventos, causando problemas na região. “Esses eventos provocam aglomerações e têm colaborado para vários problemas de saúde, inclusive, o aumento de casos de Covid-19”, disse. Um exemplo levantado pelos presentes foi um evento que aconteceu no dia 12 de junho (Dia dos Namorados) de várias denúncias aos órgãos de fiscalização.

Fiscalização que, em alguns casos, como citado pelos participantes da reunião, precisa atuar com mais efetividade, em situações como essa, o que demonstraria a necessidade de uma maior integração entre os três municípios. Isso porque as cidades estão muito próximas e a população circula entre eles com muita facilidade.

O secretário de Saúde de Irupi, José Mário, levantou a questão dos municípios compartilharem os contatos dos responsáveis pela fiscalização de cada uma das três cidades. “Precisamos saber a quem contatar, nos casos dos estabelecimentos limítrofes, sobre eventos ou problemas relacionados aos protocolos de prevenção do Covid-19, para que possam ser feitas ações imediatas”, afirmou. Diante da sugestão, os contatos foram compartilhados.

Ao final, os presentes se comprometeram em levar as demandas postas em discussão, para seus municípios, e trabalharem de modo efetivo quanto ao descumprimento dos protocolos de prevenção ao Covid-19. Lembrando que a inexistência de fiscalização dos protocolos estabelecidos pelo Governo do Estado configura flexibilização das medidas impostas, o que é proibido pelo decreto 4636-R, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Também estavam presentes, de Ibatiba, a secretária municipal, Solange Assis, a coordenadora da Vigilância em Saúde, Andressa Bonela, a controladora do município, Andressa Pereira da Silva, e o coordenador da Vigilância Sanitária, Marcos Paula Pereira. Além da coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Iúna, Marília Machado, e outros membros do setor do mesmo município e de Irupi.

Publicado em sexta-feira, 18 de junho de 2021