Prefeito de Ibatiba presta contas sobre início de 2º mandato na Câmara de Vereadores

O prefeito de Ibatiba, Luciano Pingo, esteve na sessão ordinária da Câmara de Vereadores, desta quinta-feira (10), para apresentar uma prestação de contas sobre sua gestão, principalmente, deste início de seu segundo mandato, em 2021. A iniciativa da prestação de contas partiu do próprio prefeito, seguindo o que está previsto na forma do art. 75, da Lei Orgânica do Município de Ibatiba. Vários secretários municipais e outros servidores estavam presentes.

Ele apresentou dados e projetos para os próximos anos, além de ter respondido a perguntas dos vereadores, para sanar dúvidas. “Não viemos aqui para enfrentamentos, mas estamos à disposição para sanar dúvidas e, o que não for possível responder agora, iremos enviar a resposta posteriormente”, disse. A sessão foi restrita e transmitida pelos meios de comunicação oficiais da Câmara, no Youtube, Facebook e Instagram.

Luciano Pingo falou sobre recursos que o município recebeu oriundos de emendas parlamentares de diversos deputados estaduais e federais. “E como bom republicano que sou, em nenhum momento, vou deixar de receber recursos por ser deputado A ou B, senador A ou B”, disse. “Qualquer pessoa da vida pública que quiser colocar recurso financeiro em Ibatiba, sendo coisa séria, atendendo a nossas necessidades e nós, Prefeitura, conseguido cumprir com as exigências, estamos de braços abertos”, completou, agradecendo muito à bancada federal do Espírito Santo que tem sido parceira do município.

Crise

O prefeito destacou a pandemia que tem levado a uma crise na economia, com preços subindo, para explicar que isso tem dificultado o fechamento de convênios. “Fomos fazer uma licitação para a compra de um caminhão e a contrapartida da Prefeitura era de R$ 14 mil, mas na hora de licitar, o preço menor aumentou em R$ 130 mil essa contrapartida do município, o que torna impossível que o município tenha recursos próprios para fazer essas contrapartidas das emendas que nós conseguimos”, afirmou.

O prefeito também agradeceu a parceria do Poder Judiciário e do Ministério Público, “cada um na sua esfera, contribuindo para o desenvolvimento de Ibatiba”. “É o caso do Executivo e Legislativo, onde temos uma boa relação, mas a independência dos poderes é clara e muito importante”, disse.

E focando na pandemia do novo Coronavírus, Luciano Pingo destacou que o município chegou a 80 mortes provocadas pela doença, para então parabenizar a equipe da Secretaria Municipal de Saúde. “Mesmo com esses óbitos, as equipes da Saúde e de toda Prefeitura têm sido muito aguerrida, muito dedicada, para que a situação não se torne calamitosa”, enfatizou. “E essa casa de leis não se omitiu desse empenho, com suas comissões participando dos debates em relação ao enfrentamento da pandemia”, complementou, se referindo ao trabalho da Câmara Municipal.

Decisões

Citou também a dificuldade de um homem público tomar a decisão de restringir a economia, com as restrições impostas pela pandemia. “Nunca me imaginei fazendo isso, mas a necessidade do momento que vivemos nos obriga a tentar colocar algumas restrições, para que possamos evitar a expansão do vírus”, colocou. “E não adianta a discussão política e ideológica, o que importa é que a vacina atenda à toda população brasileira o mais rápido possível”, pontuou.

O prefeito de Ibatiba também ressaltou o trabalho da equipe da Educação que “está precisando pensar fora da caixa”, com os desafios impostos pela pandemia, para garantir uma educação de qualidade. “Ensinar à distância sem ter estrutura ideal para trabalhar, tem que ser reconhecido por todos nós, e isso tem sido um desafio para nossos professores, educadores e todos os colaboradores de nossa educação que merecem nossos mais sinceros agradecimentos”, afirmou. “Mas, aos poucos, vamos retomando a rotina na sala de aula”, completou.

Quanto a recursos financeiros para combater a Covid, Luciano disse que o município tem recebido aportes do Governo Federal e que todas as essas informações sobre receitas e gastos estão no site da Prefeitura. “Não existe informação que não estejam em nossas plataformas, conforme as recomendações do Tribunal de Contas, Ministério Público e outros órgãos de controle”, disse. E depois seguiu discorrendo sobre desafios impostos, a boa relação com o Governo do Estado e o trabalho que ainda precisa ser feito. Logo após, os vereadores passaram às perguntas que foram respondidas pelo prefeito. Ao final, foram mais de 6 horas de sessão.

Publicado em segunda-feira, 14 de junho de 2021