Mutirão de vacinação contra Covid-19 em Ibatiba aplicou 691 doses em dois dias

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde aplicou 691 DOSES de vacina contra a Covid-19 no mutirão realizado, na sexta (4) e sábado (5), neste último final de semana. A vacinação aconteceu no Centro Municipal de Vacinação, no Campus do Ifes – Ibatiba, e em diversas localidades da zona rural. A vice-prefeita, Criziane Moreno, esteve em vários pontos de vacinação e acompanhou de perto o trabalho das equipes, junto com a secretária municipal de Saúde, Nilci Florindo.

Apenas no Centro Municipal de Vacinação, foram aplicadas 380 doses, nesses dois dias. Na zona rural, as equipes da Secretaria vacinaram 56 pessoas em Santa Clara, outras 58 em Criciúma e 43 em Santa Maria. Também receberam doses, 127 pessoas moradoras de localidades rurais, como Alto Inês, São José do Meriti, Carangolas 1 e 2, Paraíso, Floresta, Barra Grande, Perobas, Cambraia, Santa Clara dos Onofres, Santa Izabel, Serro Frio e Córrego Rodrigues. Além disso, foram aplicadas 27 segundas doses de Coronavac em domicílio e idosos no Campus do Ifes.

O público alvo do mutirão de vacinação – que ainda vai seguir sendo imunizado no Centro Municipal de Vacinação –, conforme a Secretaria Municipal de Saúde, foi a população em geral, na faixa etária de 55 a 59 anos de idade, idosos acima de 60 anos que ainda que não foram imunizados, trabalhadores de transporte coletivo de passageiros (motoristas e cobradores) e da educação – todos os professores e funcionários das escolas públicas e privadas do ensino básico e do ensino superior –, e população em situação de rua. Estes três últimos grupos serão imunizados conforme a disponibilidade de vacinas recebidas pelo município.

Comorbidades

Outro grupo prioritário são as pessoas da faixa etária entre 18 e 59 anos que tenham comorbidades – que também podem continuar procurando o Centro Municipal de Vacinação. Este é o caso de quem possui Síndrome de Down ou deficiência intelectual/mental (autismo, paralisia cerebral ou outras síndromes que desencadeiam a deficiência intelectual/mental), doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, e indivíduos com deficiência neurológica grave, paralisia cerebral, esclerose múltipla, ou condições similares.

Também está neste grupo, quem possui doença renal crônica em tratamento de diálise, fibrose cística, obesidade mórbida (Índice de Massa Corpórea igual ou maior que 40), deficiência permanente, hipertensão arterial, diabetes e comorbidades pré-determinadas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 (PNO).

Publicado em terça-feira, 08 de junho de 2021