Prefeitura lança o “Ibatiba+Verde” que focará em iniciativas da área ambiental

A Prefeitura de Ibatiba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, realiza, a partir desta segunda-feira (7), o projeto “Ibatiba+Verde”. Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, esta semana, do dia 7 ao dia 13, será marcada por diversas iniciativas na área ambiental.
Conforme destaca o prefeito Luciano Pingo, a data deste sábado, Dia Mundial do Meio Ambiente, leva a uma reflexão. “Muito ainda precisamos fazer para garantirmos uma cidade mais ambiental e, desde 2017, a Prefeitura de Ibatiba vem concentrando esforços em diversas iniciativas já consolidadas”, coloca. “E esta semana, vamos lançar o projeto Ibatiba+Verde que consolidará outras diversas iniciativas na área ambiental”, completa.
Já o secretário municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo, Geilson Dias Tomaz, destaca que outras ações estão sendo elaboradas pela equipe da pasta. “Nossa equipe é muito competente e está trabalhando muito para que as ações previstas para a semana atinjam os objetivos, além de preparar outras iniciativas que visam fazer de Ibatiba uma cidade cada vez mais conectada com o meio ambiente”, afirma.

Ações
Então, conforme programação divulgada pela Secretaria, a semana terá a Coleta Seletiva, nos distritos de Santa Clara e Crisciúma, e a limpeza do Rio Pardo, na área urbana do município. Assim como, o incentivo e fiscalização para manutenção dos lotes (públicos e particulares) totalmente limpos, ação chamada de “Lote limpo”.
Contudo, uma das ações mais importantes será a implantação do Bosque do Ipê, perto da Creche Professora Maria José Faria, localizada no bairro Ipê, em memória às vítimas do Coronavírus. “No momento em que vivemos, com a perda de muitos entes queridos, amigos, ibatibenses, não há como desvincular uma coisa da outra, porque meio ambiente é vida, ar é vida, então, precisamos preservar a vida”, enfatiza o prefeito Luciano Pingo.
Além disso, a semana do projeto “Ibatiba+Verde” vai incentivar as construções de pequenas barragens (barrajinhas), na zona rural do município, e fossas sépticas, para preservar as nascentes d’água que abastecem a comunidade de Crisciúma. Ações que visam o apoio à segurança hídrica do município.  E haverá, também, atividades de educação ambiental nas escolas e comunidades.

Publicado em sábado, 05 de junho de 2021