Incaper apresenta Proater para Ibatiba em reunião na Secretaria de Agricultura

A sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio de Ibatiba recebeu uma reunião, na manhã dessa segunda-feira (24), para a entrega do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater), ao município, feito pelo Incaper. Para isso, esteve presente, o presidente interino do Incaper, Abraão Carlos Verdin Filho, que foi recebido pelo prefeito Luciano Pingo e o secretário municipal da pasta, Samuel Dias Damasceno.

O engenheiro agrônomo e coordenador do escritório local do Incaper, em Ibatiba, Cristiano de Oliveira Cateringer, explicou que o Proater é um documento de gestão do setor rural do município. Ele é dividido em três partes. “A primeira parte é a caracterização geral do município que traz informações bem amplas e úteis sobre sua realidade, como as principais comunidades, a história do município, aspectos demográficos, IDH, população residente na área rural e urbana, dentre outros”, esclarece. “A segunda parte é o diagnóstico municipal participativo que é constituído de informações das reuniões que o Incaper fez nas comunidades de Ibatiba, para levantar os problemas e demandas em relação à assistência técnica, que ocorreram em 2019, e a terceira parte é justamente colocar um planejamento das linhas de atuações, no período de 2020 a 2023”, completa.

O presidente interino do Incaper, Abraão Carlos Verdin Filho, destacou que o instituto está presente em todos os municípios do Espírito Santo. E em Ibatiba está sediado junto com a Secretaria Municipal de Agricultura, tendo como objetivo sempre fortalecer essa parceria com o município e outras instituições que estão dentro desse contexto. “O objetivo é fortalecer o Incaper, a Prefeitura e parceiros, para que tudo chegue de forma mais rápida e eficaz ao nosso produtor rural”, disse.

Já o gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural do Incaper, Fabiano Tristão Alexandre, colocou que Ibatiba é um exemplo de integração entre o Instituto com a Prefeitura. “Então, estamos aqui, hoje, para colocar toda a estrutura do Incaper – fazendas, cursos –, tudo que o Incaper tem disponível à disposição do município, para fortalecer, ainda mais, a assistência técnica, a extensão rural, para que Prefeitura e Incaper possam trabalhar com o mesmo objetivo que é trazer o desenvolvimento sustentável para nossos produtores”, afirmou.

Parceria forte

O secretário municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Samuel Dias Damasceno, destacou que o Incaper faz parte da estrutura de trabalho da agricultura do município, numa parceria que já dura anos e se fortalece cada vez mais. “O Incaper, para nós, é um grande parceiro e, hoje (segunda, 24) estão aqui para nos apresentar opções de serviços e projetos, com a entrega do Proater, além de receber oficialmente a reforma no escritório deles, feita pela administração, já que está inserido na sede da nossa secretaria”, contou.

O prefeito Luciano Pingo participou da apresentação do Proater e destacou a importância do trabalho realizado pelo Incaper, junto com o município. “Para Ibatiba, a parceria com o Incaper sempre traz bons frutos e nos ajuda numa de nossas maiores prioridades que é o de levar mais tecnologia e desenvolvimento sustentável para nossos produtores rurais”, pontuou.

Também estavam presentes o presidente da Câmara de Ibatiba, vereador Fernando Vieira, e os vereadores Jorcy Miranda Sangi, Roberto Magnético e Silvio Rodrigues de Oliveira. Além do ex-vice-prefeito Antônio Gomes, do gerente de Agricultura Familiar, da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), Andreliano Márcio Mareto Fontan, a mobilizadora do Sindicato dos Produtores Rurais de Iuna e Ibatiba e Senar, Kesia Rodrigues de Freitas, o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibatiba, Fábio Silveira, representantes de associações rurais e colaboradores da Prefeitura.

Publicado em segunda-feira, 24 de maio de 2021