Projeto do Creas de Ibatiba é apresentado em Mostra Estadual de Assistência Social

Ibatiba esteve presente na III Mostra Estadual de Práticas em Assistência Social do Estado do Espírito Santo que aconteceu, na manhã desta quarta-feira (19), onde apresentou o projeto “Café com Elas”, executado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Ibatiba. A ação é realizada, no município, como mecanismo de enfrentamento à violência contra as mulheres, trabalhando com o empoderamento destas, e faz parte da iniciativa “Ibatiba D’Elas” que foca no empoderamento das mulheres no município.

A Mostra, que foi realizada via internet, por um canal do Youtube, é uma realização da Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) e foi aberto pela subsecretária da pasta, Sandra Shirley de Almeida. O evento também contou com a participação do coordenador-geral de Gestão Descentralizada e Participação Social, da Secretaria Nacional de Assistência Social, do Ministério da Cidadania, Bechara Miranda, que falou sobre “A Importância da sistematização das práticas profissionais na Política de Assistência Social: limites e possibilidades”, e de Thauan Pastrello, mestre e doutorando em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e membro do Núcleo de Estudos Interfaces, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Política Social (PPGPS/Ufes).

Em seguida, as equipes de assistência social dos nove municípios que tiveram projetos selecionados pela mostra, em ordem de colocação quanto à avaliação da comissão que selecionou e analisou cada um, apresentaram os trabalhos realizados. O projeto de Ibatiba foi o quinto a ser apresentado, ou seja, foi o quinto melhor avaliado, destacando que, num primeiro momento, os projetos deveriam abordar temas ligados à pandemia da Covid-19 e, depois, foram aceitos outros temas. Os quatro primeiros colocados são ligados à pandemia e o de Ibatiba foi, então, o primeiro como melhor avaliado entre aqueles que não abordavam esse tema específico.

A apresentação ficou a cargo da psicóloga Míriam D’Ávila de Freitas, uma das idealizadoras, junto com a assistente social Luciana da Silva Rodrigues, tendo como colaboradores e Patrícia Maria Cláudia de Oliveira Alcure e o estagiário de psicologia, Ricardo Oliveira Dias. O evento foi acompanhado pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, incluindo a secretária interina da pasta, Gecinete Pimentel.

Míriam D’Ávila explicou que o projeto foi iniciado em 2017, quando a equipe do Creas identificou uma demanda expressiva de violência contra mulher em Ibatiba, encaminhados pelo Poder Judiciário, por meio da Lei Maria da Penha, e de ocorrências da Polícia Militar e Polícia Civil, além da livre demanda, quando a própria mulher procura o Centro de Referência Especializado. “O município tem uma cultura social machista, o que reflete na violência contra a mulher, incluindo o feminicídio, um problema que não tinha que ser apenas pontual no Creas e que necessitava de algo coletivo para fora do equipamento”, disse a psicóloga.

Ela contou que foi articulado, então, com os gestores e governantes a concretização de alguma ação. “Frisando que, quando se tem uma administração que acredita na equipe técnica e no poder das políticas públicas, é possível articular políticas de qualidade, não importando o tamanho do município”, enfatizou. Foi, então, realizada a 1ª Semana Municipal da Não Violência Contra a Mulher, em novembro de 2017”, completou.

A partir desta ação, foi idealizada a campanha de 2018, na qual se percebeu que dentro do atendimento feito ao grupo de mulheres atingidas pela violência, precisava ser feito um evento que fosse mais além, envolvendo outras mulheres do município também. “Então, foi idealizado o “Café com Elas” que teve a primeira edição em março de 2019, com o tema “Compartilhando histórias e transformando realidades”, onde mulheres do município compartilharam suas histórias, apresentando a transformação das realidades, motivando as mulheres que estavam em situação de violência ou com seus direitos fragilizados, a buscarem potencialidades para saírem deste processo”, relatou Míriam.

Pandemia

Segundo ela, houve um feed back muito positivo, o que mostrou a necessidade de que ação se tornasse um projeto, resultando em mais dois encontros, em novembro de 2019 e março de 2020. “O planejamento do restante de 2020 e de 2021 contemplava o Café com Elas, mas a pandemia não permitiu”, disse. “No entanto, a equipe pensa em dar continuidade, em duas datas anuais, em consonância com o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, e o Dia Internacional da não Violência contra a Mulher, 25 de novembro”, completou.

A psicóloga ainda colocou que o projeto é desenvolvido de forma articulada, especializada, com as demais políticas públicas do município, para poder colaborar com empoderamento das mulheres. O objetivo é contribuir com a ruptura da violência sofrida e a prevenção de agravamento de situações de violência, além de buscar a extinção da violência em Ibatiba.

Publicado em quarta-feira, 19 de maio de 2021