Vigilância realiza ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em Ibatiba

Neste momento de agravamento dos casos de Covid-19, a Prefeitura de Ibatiba também se preocupa em evitar os casos das doenças provocadas pelo mosquito Aedes aegypti – dengue, chikungunya e zika –, visando evitar ainda mais pacientes nas unidades de saúde e hospitais. Por isso, a equipe da Vigilância Ambiental e Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde, segue realizando ações para combater os focos do mosquito.

Conforme informações do chefe da Vigilância Ambiental e Zoonoses, Jonathan Felipe Rahah de Freitas, até o momento, Ibatiba não havia registrado qualquer caso confirmado de doenças transmitidas pelo Aedes. “Até agora, este ano, tivemos três notificações, mas nenhum caso foi confirmado”, relata. “No ano passado, mesmo com a pandemia, fizemos muitas ações e registramos 29 notificações e apenas cinco casos confirmados de dengue”, completa.

Além das atividades de rotina, no último dia 8, por exemplo, a equipe da Vigilância realizou ações de pulverização e aplicação de produtos para combater as larvas de possíveis focos em cemitérios, ferro velhos, borracharias e no pátio da Polícia Rodoviária Federal. Contudo, o combate ao mosquito também depende da comunidade.

Jonathan Felipe pede a colaboração da população para esse combate ao mosquito. “Pedimos que a população verifique seus quintais, terrenos, onde puder haver água parada, como pneus, garrafas, calhas, plantas (como bromélias), vasos de plantas, piscinas, recipientes atrás de geladeiras e até tampinhas de garrafas, qualquer coisa que pode acumular água, além de manter as caixas d’água bem fechadas”, enfatiza.

O mosquito Aedes é o transmissor da dengue, zika (muito perigosa para gestantes, porque pode provocar microcefalia nos bebês) e a chikungunya. No caso desta última, os sintomas aparecem mais rápido do que na dengue, com a pessoa se tornando um hospedeiro do vírus também em um menor tempo, depois de ser picado pelo mosquito, o que é um risco maior para uma epidemia ainda mais rápida desta doença. E é preciso ter consciência que a mais conhecida, a dengue, é uma doença grave, que debilita a pessoa, a tira de suas atividades e pode matar.

Como evitar focos do mosquito

Publicado em quarta-feira, 14 de abril de 2021