Autismo: Mãezinhas da Umai buscam mais conscientização da população

Na sexta-feira, 2 de abril, foi o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. E para marcar a data, um dia antes, na quinta (1), “mãezinhas” que fazem parte da União de Mães de Anjos Azuis de Ibatiba (Umai) estiveram no programa da Prefeitura, na Rádio Mania FM, para falar sobre a campanha nacional lançada pela comunidade envolvida com a causa do autismo no Brasil que tem como tema “Respeito para todo o espectro”.

Para entender melhor, é preciso explicar que a data visa conscientizar a população mundial sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Um transtorno do neurodesenvolvimento que atinge 70 milhões de pessoas no mundo. Estima-se que o Brasil possua cerca de 2 milhões de autistas. Contudo, apesar de numerosos, os milhões de brasileiros autistas ainda sofrem para encontrar tratamento adequado.

As mãezinhas da Umai, Marcela e Luzinete, que estiveram no programa, destacam a importância da conscientização sobre o autismo e onde recorrer, quando uma pessoa está na dúvida se o filho ou filha tem autismo ou não. Segundo elas, tudo que seus filhos precisam é de mais empatia, compreensão e carinho.

“Aliás, isso é tudo aquilo que a sociedade em geral precisa”, enfatiza a assessora especial de Políticas para Mulheres, da Secretaria Municipal de Assistência Social, a psicóloga Luana Érika da Silva Nóia, que atua no programa Ibatiba D’elas. Luana Nóia explica que a data também foi marcada com uma iluminação especial, na cor azul – cor da campanha –, nos monumentos existentes nas entradas da cidade, no canteiro da BR262, “Ibatiba – Capital Capixaba dos Tropeiros”.

TEA

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba vários tipos de transtornos do neurodesenvolvimento. Em geral, caracteriza-se por dificuldades de comunicação, de interação social e pela presença de comportamentos e interesses repetitivos já nos primeiros anos de vida. No entanto, as causas são um mistério, mas fatores majoritariamente genéticos e também ambientais são apontados como possíveis causas por estudos realizados.

O Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), da Associação Americana de Psiquiatria, informa que o TEA inclui o autismo e outros distúrbios semelhantes, como a Síndrome de Asperger, o Transtorno Desintegrativo da Infância e o Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação.

Publicado em terça-feira, 06 de abril de 2021