Máquinas do Pronaf atendem agricultores familiares de Ibatiba

Em Ibatiba, os agricultores familiares também são atendidos por serviços realizados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Isso é feito por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio e pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) que realiza um sorteio para definir em qual comunidade as máquinas irão atender os agricultores.

Conforme informações da Secretaria, na semana passada, os dois operadores de retroescavadeiras realizaram serviços nas comunidades de Carangola, Coletor e Boa Vista, que foram contempladas no último sorteio realizado pelo CMDRS. “Terminando os serviços nessas comunidades, eles irão para as próximas que já foram sorteadas: Serro Frio e Facão”, explica a secretária municipal de Agricultura, Edilaine Fernandes.

Ela destaca que, dentro do Pronaf, em Ibatiba, os agricultores contam, ainda, com dois operadores de trator, para atender as comunidades rurais com implementos, como arado, rotativa, batedeira de cereais e lâmina para limpar carreadores. “Os produtores fazem as requisições das horas e, após o pagamento, eles entram em uma lista de espera, conforme ordem de pagamento, para serem atendidos, com retroescavadeira ou trator, de acordo com o sorteio de suas comunidades”, explica Edilaine.

A Secretaria conta com listas de espera de produtores para serem atendidos e, após sorteio das comunidades, os agricultores são contactados por mensagem de Whatsapp. “Pedimos também ajuda aos presidentes de associações e lideranças religiosas das comunidades para divulgarem o período de recebimento das horas de retroescavadeira dos produtores, no período de uma semana, para agilizar os atendimentos nas demais comunidades”, esclarece a secretária.

Para conseguir ser atendido pelas retroescavadeiras, o produtor precisa ir até a Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, para fazer a requisição dos serviços desejados e entrarem na lista. O mesmo precisa ser feito por aqueles que precisam de serviços dos tratores e implementos.

Publicado em segunda-feira, 05 de abril de 2021