Pandemia: muitas ações e aquisições para combate ao Coronavírus em Ibatiba

No dia 13 de março do ano passado, Ibatiba iniciou o combate à pandemia do novo Coronavírus. Agora, mais de um ano depois, o município vive uma das ondas mais violentas da doença, assim como todo o Brasil. E neste período, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou dezenas de ações, visando proteger a saúde e a vida dos cidadãos, quanto ao contágio.

Hoje, a prioridade é a vacinação, mas as ações começaram com a compra de materiais de insumos e EPIs, além de equipamentos hospitalares e a contratação de profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais de nível médio para a fiscalização e monitoramento). Além disso, foi feita a contratualização com a Facig, visando a disponibilização de atividades práticas de campo para estagiários de enfermagem.

Foi criada, também a Central de Atendimento ao Covid-19 (CAC), com telefone colocado à disposição da população, o que foi reativado neste mês de março, diante do agravamento da situação, incluindo Disk Denúncia para combater aglomerações e quem não cumpre as restrições decretadas. “Implantamos também uma equipe de apoio ao CAC, para orientação social nos principais pontos do comércio da cidade”, relata a secretária municipal de Saúde, Nilci Hubner.

O município ainda implantou o comitê de emergência e combate ao Covid-19 denominado Centro de Operações Especiais (COE) que se destina a discussões e realizações no combate à doença, além da criação de um ambulatório destinado à síndromes gripais e de uma equipe de vigilância destinada ao monitoramento de pacientes em isolamento domiciliar, de forma presencial e por telefone. “Também realizamos treinamentos com nossos profissionais de saúde e da educação a respeito do manejo clínico da Covid-19”, coloca a secretária, que também destaca a implantação da unidade de isolamento, com quatro leitos.

Foram publicados vários decretos municipais, com regras a serem seguidas pela população, para evitar a contaminação. O último foi publicado neste mês de março, ratificando e acompanhando o decreto estadual que definiu várias restrições para a circulação de pessoas e funcionamento das empresas. E para deixar a população informada sobre cada decisão e ação, foram utilizados meios de comunicação e a internet, incluindo o site e as redes sociais da Prefeitura de Ibatiba.

Mais ações

A secretária Nilci Hubner ainda relata que foi feita a pintura no chão para marcar o espaçamento entre as pessoas nas filas de bancos, instaladas pias e distribuído material para higienização das mãos nos principais pontos do município, além da lavagem das ruas com cloro, nos pontos de maior circulação de pessoas. Também foram implantadas barreiras sanitárias educativas na cidade e confeccionadas máscaras faciais que foram distribuídas à população

A campanha de vacinação contra a gripe (H1N1) teve que sofrer adaptações, com as doses sendo aplicadas nas residências dos idosos ou em sistema Drive Thru. E o município aderiu ao programa Conta Comigo e à Portaria Ministerial para a criação de Centros de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19, além de ter elaborado o Plano de Contingência e o Protocolo de Manejo Clínico e Farmacológico Municipal para tratamento da doença.

Melhor atendimento

Além disso, segundo Nilci Hubner, o município aumentou sua capacidade de assistência médica, com inauguração do novo Pronto Atendimento (PA), em outubro do ano passado, onde foi montado um novo setor de Raio X que vai ganhar um digitalizador mais moderno (a ser instalado) para melhorar as imagens. Assim como, foi implantado o Samu 192 e está em fase de compra de um gerador para o PA, além de um veículo já em entregue novo Pronto Socorro e duas ambulâncias já licitadas e aguardando entrega por parte da empresa vencedora. Também foram investidos R$ 545.277,65 em aquisições de Kit Merenda para os alunos no ano de 2020.

Publicado em quarta-feira, 24 de março de 2021