Empresa de segurança colabora no cumprimento de medidas contra Covid em Ibatiba

Uma empresa de segurança particular sediada em Ibatiba colocou funcionários, de forma voluntária, para colaborar na conscientização e fiscalização das medidas determinadas pelo Decreto 022/2021 que obriga o uso de máscaras e limita o funcionamento dos estabelecimentos comerciais, além de ações para evitar aglomerações. Os funcionários da empresa foram orientados pela Vigilância Sanitária Municipal a como proceder e, além desta ação, a empresa também irá atuar junto com os fiscais da Prefeitura, caso seja necessário.

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Marcos Paulo Pereira, a atuação da empresa é bem vinda e tem total apoio da municipalidade. “É uma ação voluntária do empresário Gleyson Machado que colocou sua empresa para apoiar o monitoramento e orientação, em todo o município, inclusive zona rural, sobre o uso de máscaras e para evitar aglomerações e, para esse apoio ter um aspecto oficial, a Prefeitura fez crachás, com a logo do município, que serão usados pelos funcionários da empresa”, explica.

A empresa de segurança de Gleyson Lopes Machado foi fundada há cinco anos, em Ibatiba, e trabalha com rondas noturnas motorizadas, atendendo ao comércio e residências, no município, e também em eventos de grande porte. E diante da situação da pandemia, o empresário conta que procurou a Vigilância Sanitária para ajudar na orientação da população e fiscalização do cumprimento do decreto. “Estamos passando nas lojas, observando e orientando, se preciso, sobre a utilização de máscara, uso de álcool em gel e quantitativo de pessoas dentro das lojas, para respeito ao distanciamento”, esclarece. “E temos visto que as determinações estão sendo cumpridas pelos donos das lojas e funcionários, além de clientes”, destaca.

Os funcionários da empresa também estão colaborando na orientação das pessoas nas ruas sobre a utilização das máscaras, onde, segundo Gleyson Machado, ainda são encontradas algumas sem utilizá-las. “Estamos informando as pessoas sobre a importância do uso de máscaras nas ruas também, além de pedir que, aqueles que não estão usando, coloquem a máscara, porque existe um número pequeno de pessoas que estão sem utilizar, mas existe”, conta.

Os funcionários também têm ido à zona rural e distritos. Esta semana, segundo Gleyson, estiveram em Santa Clara, onde encontraram muitas pessoas sem máscara nas ruas. “Elas também foram orientadas a usar máscara”, relata. “Lá, também, foi encontrado um bar aberto (está proibido) e com pessoas sem máscaras no seu interior, sendo todos orientados a usarem máscara e o proprietário fechou o bar”, conta. “No distrito, uma lanchonete também foi orientada a como funcionar no modo delivery e o proprietário disse que irá fazer, conforme o protocolo do decreto”, completa.

Publicado em quinta-feira, 11 de março de 2021