PREFEITURA MUNICIPAL DE IBATIBA - ES - Link para página inicial

Ação conjunta conscientiza população para prevenção da Covid-19 em Ibatiba

A Prefeitura de Ibatiba, por meio do Centro de Atendimento sobre Coronavírus (CAC), com o apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, realizou uma ação de conscientização e orientação nos estabelecimentos comerciais da cidade, na manhã desta quinta-feira (4). Profissionais de saúde e servidores dos órgãos de segurança pública estiveram no comércio para passar informações sobre as regras colocadas pelo mais recente decreto municipal que torna obrigatório o uso de máscaras e limita o horário de funcionamento de todos os estabelecimentos.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Marcos Paulo Pereira, explica que a equipe do CAC foi devidamente capacitada, pela Vigilância em Saúde Municipal, para realizar a orientação e fiscalização da população quanto às medidas definidas do decreto municipal. “Antes mesmo da ação de hoje (esta quinta-feira), no dia seguinte à publicação do decreto, a equipe foi para as ruas fazendo orientações e notificações”, explica.

A secretária municipal de Saúde, Nilci Hubner, destacou a importância de se fazer uma ação educativa da população, antes de qualquer ação fiscalizatória, e agradeceu o apoio dos órgãos de segurança. “Essa ação marca o início, oficialmente, das ações do CAC quanto ao cumprimento do que determina o decreto municipal, e o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro é importante neste momento, visando o reinício de uma ação educativa no comércio, devido ao aumento de casos no município”, enfatiza. “Também vamos isolar a praça principal da cidade para evitarmos a aglomeração de pessoas”, completa.

Decreto

O novo decreto publicado na segunda-feira (1), torna obrigatório o uso de máscara facial fora de casa e durante todos os deslocamentos na cidade, assim como a utilização de máscara pelos funcionários dos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços. Os clientes só poderão entrar nos estabelecimentos usando máscara, o que também é obrigatório em todas as repartições públicas, onde tanto servidores públicos quanto cidadãos só poderão entrar usando o equipamento de proteção. O mesmo vale para agências bancárias e igrejas.

O decreto limita o horário de funcionamento do comércio de Ibatiba até as 22 horas, de segunda a domingo. São permitidas as entregas de produtos nas modalidades delivery, todos os dias da semana, não sendo permitida a entrega na porta dos estabelecimentos, após as 22 horas.

Além disso, todos os estabelecimentos comerciais devem garantir o distanciamento social, levando em conta o limite de um cliente por cada 10 metros quadrados (m²) e deverão determinar a capacidade máxima do local, garantindo o cumprimento do limite estipulado. Não está permitida a realização de promoções ou quaisquer ações de marketing que possam gerar aglomerações, como promoção relâmpago ou promoção com prazo determinado. O decreto também autoriza um novo critério para a distribuição dos Tickets-Feira dos Servidores Públicos Municipais, para evitar possíveis aglomerações na Feira do Produtor.

Assessoria de Comunicação

Publicado em quinta-feira, 04 de março de 2021

ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço:
Rua Salomão Fadlallah, 255 - Centro, 29395-000

Horário de Expediente:
Seg - Sex, 08h00 às 17h00
Telefone(s):
(28) 3543-1654

E-mail:
ouvidoria@ibatiba.es.gov.br

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.