Ibatiba mantém aulas não presenciais por causa de aumento de casos de Covid

As aulas da rede municipal de Ibatiba já reiniciaram, mas estão acontecendo de forma não presencial. Como explica a Secretaria Municipal de Educação, as aulas estão acontecendo no modo remoto, ou seja, os alunos estão recebendo suas atividades em casa de forma física (atividades em papel) ou eletrônica (via email e Whatsapp).

A secretária de Educação, Solange Souza, explica que a decisão de manter esse “modo remoto” (não presencial) das aulas está ligada diretamente ao aumento de casos de Covid-19, no município, com muitas internações – o maior número já registrado em Ibatiba. “Então, resolvemos aguardar para marcarmos uma data de volta presencial, mas quando isso acontecer, vamos iniciar com o modo híbrido, onde os alunos vão à escola de forma escalonada, dia sim, dia não, uma parte hoje e outro amanhã, dependendo do tamanho de cada instituição”, esclarece.

Enquanto isso, os alunos ficam em casa e os professores trabalham nas escolas, ficando disponíveis, cumprindo o horário, para atender os pais. “Os educadores preparam apostilas, utilizam o Whatsapp e até o Google Sala de Aula, em algumas escolas”, conta. “As atividades impressas são enviadas via internet ou entregues nas residências dos alunos que não possuem internet em casa, e alguns pais que moram perto da escola pegam as atividades pessoalmente”, completa.

Busca ativa

A secretária Solange Souza também relata que há casos de alunos que não retornaram para as aulas. Diante disso, a equipe da Secretaria de Educação está fazendo uma busca ativa, indo às residências desses alunos, para conversar com os pais e fazer a matricula dos seus filhos. “Estamos indo até as casas, porque não podemos deixar esses alunos sem aulas”, afirma e fala de outra iniciativa que visa a melhoria dos índices da educação em Ibatiba. “Também estamos enviando uma prova para as casas dos alunos que vai servir para avaliarmos qual o nível de conhecimento de cada aluno e possamos ajudar no processo de aprendizagem”, conclui.

Publicado em terça-feira, 23 de fevereiro de 2021