Reunião define ações diante do aumento de casos de Covid-19 em Ibatiba

Diante do aumento de casos de Covid-19, no município, na manhã desta terça-feira (23), foi realizada uma reunião no gabinete do prefeito de Ibatiba, Luciano “Pingo” Salgado, com a presença da secretária municipal de Saúde, Nilci Hubner, e membros de sua equipe. O município está em Risco Moderado, dentro do Mapa do Governo do Estado e, conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, o número de casos e internações subiu muito e o objetivo da reunião é planejar ações que intensifiquem o enfrentamento à pandemia, contando com a parceria de todos os segmentos da sociedade.

É o que coloca o prefeito Luciano Pingo, ao afirmar que a Prefeitura deve ser exemplo e nunca se omitir nas ações contra o novo Coronavírus. “Infelizmente, os casos voltaram a subir em Ibatiba e precisamos garantir medidas de enfrentamento, e nossa aguerrida equipe da Secretaria de Saúde continuará o bom combate”, destaca. “Vamos dialogar com os setores da sociedade e buscar colaboração de todos. A Prefeitura não se omitirá nas ações”, completa o prefeito.

Na reunião, ficaram definidas algumas ações, começando por uma reunião, nesta quarta-feira (24), com os vereadores. No dia seguinte (25), o encontro será com os comerciantes, enquanto na sexta (26), com as entidades religiosas. No mesmo dia, a equipe da Secretaria de Saúde estará no programa Comunica Ibatiba, na Rádio Mania FM, às 11h30, para tratar do mesmo assunto.

Presente à reunião, o coordenador da Vigilância Sanitária, Marcos Paulo Pereira, enfatiza que seu setor, em parceria com Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tem realizado diversas ações que serão continuadas e até intensificadas. “Semanalmente, realizamos a desinfecção de ruas de pontos estratégicos da cidade, como praças, principais avenidas, bancos e locais que, invariavelmente, aglomeram pessoas, além de ação continua de orientação ao comércio”, explica.

Mais profissionais

Já a coordenadora da Vigilância em Saúde, enfermeira Andressa Bonela, destaca a preocupação com o aumento de casos e, principalmente, das internações. Atualmente, Ibatiba está com 25 pessoas internadas por Covid-19 (casos confirmados), sem contar os internados suspeitos. “Nunca tivemos tantos pacientes do município internados”, afirma. “Por isso, vamos reformular nossas ações e elencar mais servidores para trabalhar no ambulatório de Covid, além da realização de um processo seletivo para a contratação de mais profissionais e a discussão com os segmentos da sociedade para intensificarmos o combate contra a pandemia”, completa, lembrando que o município está com dificuldades para a contratar profissionais.

Segundo Andressa, essa participação da sociedade é muito importante para relembrarmos e intensificarmos as medidas de prevenção perante a população, visando a diminuição dos casos, aumentando ainda mais a comunicação das ações e cuidados a serem tomados. “Houve um relaxamento da população quanto às medidas de prevenção, como o uso de máscaras, por exemplo, e isso, acreditamos, está provocando esse aumento de casos de Covid”, afirma. “Por isso, precisamos reforçar a importância dessas medidas, com mais rigidez, e também aprimorar o sistema de atendimento àqueles que ficarem doentes”, conclui.

Neste mês de fevereiro, Ibatiba registrou um óbito, o que eleva o número de mortes para 40, no município. Até esta segunda-feira (22), além das 25 pessoas internadas, outras 120 estão em isolamento domiciliar e dos 1.858 casos confirmados, 1.671 pessoas se curaram da doença. Ainda existem 438 casos suspeitos (em investigação), entre os 3.814 notificados, sendo que, destes, 1.518 foram descartados.

Também estavam presentes à reunião no gabinete do prefeito, a diretora do NESF, enfermeira Isabel Maria de Souza, e a diretora do Pronto Atendimento 24 horas, enfermeira Juliana Moreno.

Publicado em terça-feira, 23 de fevereiro de 2021