Prefeitura realiza intervenções após chuvas em Ibatiba

As chuvas fortes e intensas que caíram e continuam caindo sobre todo o sul do Estado, também trouxeram problemas para Ibatiba, principalmente, para a zona rural. Já na sexta-feira (19), o prefeito Luciano Salgado reuniu sua equipe para planejar e preparar ações visando possíveis situações que exigissem soluções urgentes ocasionadas pelo mal tempo. E o planejamento foi essencial para que a municipalidade já esteja trabalhando para recuperar o que a chuva estragou no interior do município.

O secretário municipal de Interior e Transportes, Fábio Augusto do Nascimento (Fabim Fidirico), conta que a equipe da sua pasta começou cedo os trabalhos, nesta segunda-feira (22). Conforme informações da Secretaria, a maioria dos locais atendidos apresentaram quedas de barreiras, bueiros que estouraram, entre outras situações, diante da grande quantidade de água. “Muita coisa desceu para as estradas e, praticamente, estamos precisando fazer os serviços tudo de novo”, conta o secretário. Este foi o caso do trecho localizado em Santa Maria de Cima, próximo à Pedra da Tia Bárbara e ao produtor Luizinho Barba.

Já a secretária municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Edilaine Fernandes, explicou que as demandas estão sendo feitas conforme são comunicadas pela Defesa Civil Municipal. Até esta segunda, conforme informações da secretária, duas retroescavadeiras trabalharam, também, próximo à comunidade de Santa Maria de Cima, no local conhecido como Cancão, perto das propriedades dos senhores Nego do Abrão e Ernestino.

Defesa Civil

Antes disso, a Defesa Civil de Ibatiba está trabalhando desde o dia 16, terça-feira passada, por causa das chuvas que começavam a trazer problemas para o município, com temporais que causaram estragos na zona urbana e rural. Foram atendidas 25 chamadas envolvendo diversos tipos de ocorrências, entre elas, a de uma moradora do bairro Brasil Novo que informou sobre o deslocamento de uma pedra que apresentava risco de cair em cima de três casas. Diante do quadro, o setor de engenharia esteve no local e estuda um jeito seguro para fazer a remoção da pedra, devido ao seu tamanho e grau de perigo. No mesmo bairro, também ocorreu o destelhamento de uma residência, ocasionado por fortes ventos, o que foi atendido pela municipalidade.

Ainda conforme informações da Defesa Civil, no Bairro Floresta II, a Defesa Civil informa que aconteceu o deslizamento de um muro de arrimo que danificou a varanda de uma residência. O imóvel foi interditado, parcialmente, e os moradores orientados a deixarem o local. E na ES 185, que liga a BR 262 à divisa com Minas Gerais e onde se encontram os distritos de Santa Clara e Criciúma, foi retirada uma árvore de porte grande que estava interditando parcialmente a rodovia.

Já na região do Córrego do Perdido, próximo à ponte da Pitanga, ocorreu uma queda de barreira que foi retirada por uma retroescavadeira. Enquanto no Córrego da Cambraia, duas residências foram interditadas parcialmente, devido à elevação do nível da água. Além disso, a Defesa Civil também registrou a queda de pequenas árvores e realizou a distribuição de lonas.

Publicado em segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021