Ibatiba começará utilizar novo produto para combate ao Aedes Aegypti

Nos próximos dias Ibatiba vai receber do Estado  um novo inseticida para combate ao Aedes Aegypti, o Cielo . O treinamento da equipe para a utilização do produto aconteceu essa semana, ministrado  por técnicos do Ministério da Saúde, cedidos à Secretaria de Estadual de Saúde.

O produto vai substituir o  antigo inseticida, Malathiol, nos bloqueios que são feitos em pontos onde a secretaria municipal de Saúde identifica a existência de casos suspeitos de dengue.

Os instrutores explicaram que o novo produto tem vantagens em relação ao antigo, como, por exemplo, já vir pronto para uso, sem necessitar diluição, e ainda alta eficácia e baixa toxidade para seres humanos e animais domésticos, entre outros pontos positivos.

O chefe da Vigilância Ambiental e Zoonoses, Jonatan Felipe R. De Freitas , destacou  a importância do uso racional do controle químico. “A primeira opção sempre deve ser combater os criadouros do mosquito. Pois o uso indiscriminado de produto químico pode ser prejudicial”.

Na ocasião, o município também foi contemplado com mais uma bomba costal para os bloqueios, passando a ter quatro equipamentos ao todo, o que, de acordo, com Jonatan,  vai melhorar a  capacidade de atendimento à população.

Publicado em quinta-feira, 23 de julho de 2020