Nota de Esclarecimento

Diante dos questionamentos sobre o caso de óbito por meningite no município, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, traz alguns esclarecimentos sobre a doença e condutas frente ao caso.

O que é a Meningite:
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos como bactérias, vírus, fungos dentre outros, e por agentes não infecciosos.

Sintomas:
Os principais sinais e sintomas são: febre, dor de cabeça, vômitos, náuseas, rigidez de nuca e/ou manchas vermelhas na pele (petéquias). Em crianças menores de um ano de idade os sintomas referidos acima podem não ser tão evidentes, devendo-se atentar para a presença de moleira tensa ou elevada, irritabilidade, inquietação com choro agudo e persistente e rigidez corporal com ou sem convulsões.

Transmissão:
Em geral, a transmissão é de pessoa a pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta, havendo necessidade de contato próximo e prolongado (residentes da mesma casa, pessoas que compartilham o mesmo dormitório ou alojamento, comunicantes de creche ou escola, etc) ou contato direto com as secreções respiratórias do paciente.
A transmissão fecal-oral é de grande importância para a meningite viral, principalmente nas infecções por enterovírus.

Tratamento:
O tratamento é realizado após a avaliação médica e análise preliminar de amostras clínicas do paciente, este ficará internado e receberá tratamento de acordo com o agente causador. No caso de meningite bacteriana, o tratamento será realizado com antibióticos específicos.

O uso de medicamentos (quimioprofilaxia) está indicada SOMENTE para os contatos próximos dos casos suspeitos de Doença Meningocócica e meningite por Haemophilus influenzae tipo b. Para outros tipos de meningites, a quimioprofilaxia não está indicada.

ATENÇÃO:
O caso de meningite do município, que infelizmente resultou em óbito, se trata de um caso isolado, não sendo um surto. E tanto a condição clínica como o exame do paciente, não indica a necessidade de uso de medicamentos pelos que mantiveram contato com o paciente.

A vacinação é considerada a forma mais eficaz na prevenção da meningite bacteriana, sendo as vacinas específicas para determinados agentes causadores, ou seja, existem várias vacinas contra os vários tipos de meningites e a maioria faz parte do calendário básico de imunização do SUS, contemplando crianças a partir dos dois meses e, no ano de 2017, os adolescentes de 12 e 13 anos foram incluídos para receberem a vacina contra meningite C.

Outras formas de prevenção incluem: evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados e limpos.

Sabemos que a divulgação de informações distorcidas gera intranquilidade pública, mas não há motivos para preocupações e todas as normas do Ministério da Saúde estão sendo devidamente seguidas pela Vigilância Epidemiológica do Estado, juntamente com a Vigilância Epidemiológica Municipal.

Secretaria Municipal de Saúde - Vigilância Epidemiológica
Ibatiba, 18 de setembro, de 2017