Museu dos Tropeiros é vistoriado por museóloga

Por solicitação da Prefeitura Municipal, a museóloga da Secretaria de Estado da Cultura – Secult, Eliane Lordello, realizou na manhã desta quinta-feira, 07, uma vistoria no Museu José Salomão Fadlalah, o Museu dos Tropeiros.

A visita técnica teve o objetivo de avaliar a estrutura das instalações, visando garantir a segurança para visitantes e servidores e a boa conservação do patrimônio histórico abrigado no museu e do próprio casarão que é parte dessa história.

Acompanhada do secretário de obras, Samuel Dias; do Chefe de Departamento de Cultura e Juventude, João Pedro Carvalho, e dos engenheiros Flávio Mendes Dias e Adélia Rosa de Souza, Eliana percorreu todos os cômodos, inclusive forro do telhado, tirou fotos e fez anotações para um relatório.

Apesar da constatação da necessidade de intervenções, principalmente no telhado, a museóloga se mostrou bem impressionada pelo casarão e pelo acervo, e detalhes como a boa localização do museu não escaparam ao seu olhar especializado.

A vistoria vai gerar um documento que será disponibilizado aos órgãos competentes municipais e embasará as intervenções no local.

Funcionamento do Museu

O Museu está com suas atividades suspensas desde o último dia 16 de novembro quando vistora interna identificou problemas estruturais.

A decisão da interdição vale por tempo indeterminado, visando a segurança dos visitantes, servidores e o cuidado com o Patrimônio Histórico Municipal.

A medida está amparada pela Portaria nº 352/2017, clique aqui.

Publicado em quinta-feira, 07 de dezembro de 2017