Prefeitura orienta sobre procedimento de isolamento domiciliar em caso suspeito de coronavírus

A Prefeitura de Ibatiba tem praticado, conforme orientações  preconizadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde de Estado, a recomendação de isolamento domiciliar para pacientes com sintomas de gripais, portanto, com  suspeita de  coronavírus. A partir do momento que o cidadão dá entrada em uma unidade de saúde, se ele tiver indicação de isolamento domiciliar, ele assina o “Termo de Consentimento Livre e Esclarecido E Termo de Declaração de Síndrome Gripal (suspeita de Covid-19)” e recebe as orientações sobre como deve ser cumprido o período em casa.

O paciente recebe ainda uma cartilha com guia do isolamento domiciliar,  máscaras,  prescrição médica que seja necessária e, ainda, se for preciso, atestado médico seu e de familiares.

Daí para frente, o paciente é acompanhado pela equipe da saúde, durante o período dos 14 dias do isolamento, monitorando seu estado clínico e verificando se as medidas de prevenção e higiene estão sendo devidamente cumpridas. E em caso de piora de seu quadro, ele será encaminhado para uma unidade de saúde.

O monitoramento serve também para saber se o isolamento tem sido devidamente cumprido, tendo em vista que a medida é muito importante em função da rápida capacidade de propagação desse vírus.

E tem também aquele cidadão que não procurou a rede de saúde, mas através da investigação epidemiológica , chega-se a essa pessoa, que também deverá cumprir isolamento, então, ele vai passar pelos mesmos procedimentos dos pacientes.

E o não atendimento do isolamento é sujeito a penalidades e sansões, para isso o município conta, se preciso, com apoio da força policial, e ainda com atuações do Ministério Público.

GUIA DO ISOLAMENTO DOMICILIAR:

• Limitar todas as atividades fora de casa, exceto para obter assistência médica;
  • A distância mínima entre o paciente e os demais moradores é de 1 metro;
  • No quarto usado para o isolamento, mantenha as janelas abertas para circulação do ar;
  • No período de isolamento não deve receber visita;
  • A porta deve estar fechada durante todo o isolamento;
  • Limpe a maçaneta frequentemente com álcool 70% ou água sanitária;
  • O lixo produzido pelo paciente contaminado precisa ser separado e descartado;
  • Toalhas de banho e garfos, facas, colheres, copos e outros objetos usados pelo paciente;
  • Sofás e cadeiras também não podem ser compartilhados;
  • Os móveis da casa precisam ser limpos frequentemente com água sanitária ou álcool 70%;
  • Sempre utilizar máscara quando necessário sair do quarto;
  • Se for preciso cozinhar, use máscara de proteção, cobrindo a boca e nariz todo o tempo;
  • Aumente a ingestão de líquidos e mantenha uma boa alimentação;
  • Depois de usar o banheiro, nunca deixe de lavar as mãos com água e sabão e sempre limpe o vaso, pia e demais superfícies com álcool ou água sanitária para desinfecção do ambiente;
  • Se um morador da casa for suspeito ou confirmado, todas as pessoas ficam em isolamento por 14 dias também, a contar da data do início dos sintomas;
  • Caso outro familiar da casa também inicie os sintomas leves, ele deve reiniciar o isolamento de 14 dias. Se os sintomas forem graves, como dificuldade para respirar e febre alta, ele deve procurar o Pronto Atendimento Municipal.

DÚVIDAS E DENÚNCIAS:

Central de Atendimento sobre o novo Coronavírus (CAC): 99955 7763 (todos os dias das 8 ás 18 horas).

Ouvidoria do município no endereço virtual: https://www.ibatiba.es.gov.br/e-ouv

Publicado em sexta-feira, 22 de maio de 2020