Nascer Feliz

Nascer Feliz, esse é o nome do projeto iniciado no município com a intenção de acolher as grávidas durante a gestação e nos primeiros anos do bebê. O primeiro encontro aconteceu ontem (27), na Agência Municipal de Atendimento – AMA e as gestantes compareceram em grande número.

"Vocês precisam estar bem cuidadas, para os bebês nascerem bem cuidados também”, registrou a Secretária de Saúde, Nilcilaine Hubner, que explicou que se trata de um projeto de humanização dos atendimentos das mães e bebes, até dois anos de idade, onde a informação e o conhecimento promovam a saúde dos dois.

Nilcilaine explicou que as grávidas terão reuniões mensais, onde serão proporcionados a elas novos conhecimentos. E já nesse primeiro encontro, Hubner pontuou questões dos exames, relatando que as grávidas terão garantidos seus ultrassons trimestrais e que seus exames de sangue padrão serão autorizados pela própria enfermeira da Unidade de Saúde; ela explicou sobre como proceder no momento do parto, sendo que o primeiro atendimento deve ser realizado no pronto atendimento municipal para avaliação do médico, que em caso de trabalho de parto, conduzirá a gestante para o hospital maternidade de Ibatiba. Nilcilaine registrou que o Município tem garantido o parto de baixo risco, e somente gestante de alto risco são encaminhadas para a rede de referência.

E por fim, as mamães também ouviram as orientações do cirurgião dentista Dr. Luiz Carlos Pancote.

“Toda mãe tem o sonho do seu filho crescer sem cárie e é um sonho possível” declarou o Dr Luiz que deu dicas do cuidado com os dentes das crianças desde antes do nascimento, até depois do aparecimento dos dentinhos de leite.

Sobre a expectativa em relação ao projeto, Edilza, 25 anos, 6 meses de gestação registrou, “Creio que vai ser muito bom, a gente sonha muito quando está gestante”.

“Esse projeto vai me ajudar muito, é meu primeiro filho, tem muita coisa que eu não sei e que eu vou aprender aqui no projeto, que já aprendi hoje e vou aprender cada dia mais”, foi a declaração da futura mamãe, Isabela Caroline, 18 anos de idade e no quinto mês de gestação.

FELIPE.ALVES

Publicado em quarta-feira, 16 de agosto de 2017