Papo com a comunicação: entendendo mais uma mudança no formato do boletim do coronavírus

Ei, hoje (14), o Boletim diário do coronavírus vai ter mais uma mudança de formato, isso porque a gente acompanha o PROTOCOLO da Secretaria Estadual da Saúde e do Ministério da Saúde, e eles passaram novas definições para seguirmos.

Vamos relembrar como vinha sendo feito: eram quatro categorias, a de casos confirmados, casos notificados, casos suspeitos e casos descartados. O que muda? Agora teremos uma categoria única, subdividida em outras três.

Por que muda? Antes, a grande maioria dos casos de pessoas atendidas com sintomas de gripe, não entrava no critério de notificação, e agora TODOS SERÃO NOTIFICADOS.

Então como fica? O boletim terá a categoria principal NOTIFICADOS, com a soma de todos os casos, e essa categoria terá 3 subdivisões: 1 - suspeitos (notificados ainda em investigação), 2 - descartados (notificações que já foram descartadas) e 3 - confirmados (notificações positivados).

Ai surge a pergunta: De agora em diante passando a ser obrigatória a notificação de todos os atendimento de pessoas com sintomas gripais, como ficam  todos os 41 casos suspeitos que não foram notificados?

A resposta é que o acompanhamento deles será mantido, mas eles vão sair do boletim.

As mudanças vão parar aqui? Bem, a tendência é que surjam novas categorias para enquadrar a evolução dos casos.

Mas o nosso compromisso de esclarecer continua mantido.

Publicado em terça-feira, 14 de abril de 2020