Papo com a comunicação 2: mudança no boletim do Coronavírus

Na quinta-feira (02/04), batemos um papo sobre os nossos boletins diário do coronavírus, a gente chegou a avisar que ele ia mudar, pois bem, agora a mudança é oficial e VOCÊS VÃO PODER CONFERIR O NOVO BOLETIM.

Por que a mudança? Para atender a nota técnica emitida pelo Estado, na noite de  quinta-feira (02/04), que considera um novo cenário, em que houve o reconhecimento do estado de transmissão comunitária no território capixaba, aquele que não se sabe a origem da contaminação.

O novo formato vai ter mais uma categoria de casos. Essa NOVA CATEGORIA É A DE “CASOS SUSPEITOS”.

E a forma de contabilizar essa categoriza vai ser bem abrangente, enquadrando todo mundo que der entrada com síndrome gripal na rede municipal de saúde  como “caso suspeito”, apesar de não haver necessidade de notificação para o Estado.

E os casos notificados? Esses passam a ser todo os casos suspeitos que tem alguma condição específica agregada, como ser uma gestante, uma pessoa hospitalizada, profissional de saúde, entre outros. O Município tem obrigação de notificar esses casos para o Estado.

Os casos confirmados, acho que aqui não tem dúvida, são os confirmados!!!!

A grande mudança que essas novidades trazem é que o BOLETIM VAI FICAR MAIS ABRANGENTE, ENTÃO OS NÚMEROS VÃO CRESCER, não propriamente porque tem mais gente com sintomas, mas porque essas pessoas vão ser consideradas de forma diferente.

Até a próxima.

Publicado em sábado, 04 de abril de 2020