Voluntários costuram vestimentas descartáveis para os profissionais da saúde

Dentro de casa, sim, mas parado não. Um grupo de voluntário, a maior parte na melhor idade, tem deixado sua contribuição no combate ao coronavírus em Ibatiba. O grupo está costurando aventais e macacões descartáveis para os profissionais da saúde trabalharem com segurança na linha de frente na pandemia.

Eles são em um total de 16 voluntários e trabalham em casa, com insumos doados pela sociedade e tecidos (TNT) doados pela Prefeitura e, até o momento, já confeccionaram quase 200 aventais e aguardam para começarem a produzir macacões.

Dona Maria e o seu marido Sinval, fazem parte desse grupo, ela com 70 anos e ele com 85. Ela conta que é muito bom poder contribuir enquanto estão fazendo o isolamento para cuidarem da saúde. “Para nós é um prazer. A gente sabe fazer e está fazendo com gosto. Queremos contribuir”.

A Secretária de saúde, Nilce Florindo, explicou que depois de prontos os materiais são esterilizados e disponibilizados para os profissionais de saúde.

“Estamos vendo uma escassez de matérias devido a grande demanda, e a contribuição desses voluntários será muito importante, além de ser um gesto de carinho com as pessoas que estão encarando de frente o problema”, agradeceu Nilce.

Simone Emerick, coordenadora do Cras, destacou que o projeto foi uma forma de dar continuidade, mesmo de longe, ao serviço de convivência e aos  trabalhos sociais.

“Eu fiquei super feliz de fazer parte desse projeto, principalmente nesse momento em que estamos precisando nos distanciar fisicamente das pessoas, foi uma forma de proximidade, de manter contato. Foi bom ouvir principalmente dos idosos como eles se sentiram importante contribuindo em algo tão essencial nessa situação de pandemia. Ficar em casa é muito difícil, mas ficar em casa sendo útil para sociedade, com certeza alegra o coração!”, disse Simone.

O projeto foi mobilizado e idealizado através das secretarias de Assistência Social, saúde, Educação, e Agricultura, indústria e Comércio.

Publicado em quinta-feira, 02 de abril de 2020