Papo com a Comunicação: entendendo os boletins diários do coronavírus

Hoje, a gente vem aqui passar algumas informações que podem ajudar você a entender melhor os boletins diários do coronavírus no município.

A informação sobre casos confirmados (que se mantem negativo até o momento), parece não levantar muitas dúvidas, então, vamos avançar para um outro dado, que é o da  existência , ou não, de casos suspeitos/notificados no município.

Vamos começar... primeiro de tudo é preciso destacar que até agora o Estado não vive  um momento de transmissão comunitária, aquela que não se sabe a origem do contagio. Só que atenção, o governador Renato Casagrande já sinalizou que isso vai mudar e , quando isso acontecer, o formato do boletim vai mudar também , mas esse é assunto mais pra frente.

Bem, vamos voltar ao nosso cenário oficialmente sem transmissão comunitária.

Precisamos começar entendendo acerca dos critérios utilizados para dizer se um caso é suspeito. Até então, é considerado caso suspeito aquele indivíduo que, nos últimos 14 dias, retornou de viagem internacional de qualquer país e apresente pelo menos um dos sinais ou sintomas do quadro de síndrome gripal, como tosse, febre, dificuldade para respirar, congestão nasal ou conjuntival, dor de garganta, coriza, entre outros.

Também é considerada suspeita a pessoa que, nos últimos 14 dias, teve contato próximo de caso suspeito ou confirmado para COVID-19 e, da mesma forma,  apresente pelo menos um dos sintomas descritos acima.

Vamos em frente na explicação...de todas as pessoas com quadro gripal, que procuraram atendimento médico em Ibatiba, até aqui,  nenhuma  apresentou histórico de contato com suspeito, nem viagem ao exterior, portanto, de acordo com os critérios oficiais, Ibatiba não contabiliza nenhum caso suspeito.

Lembrando que o boletim esclarece que não é possível afirmar que o vírus não esteja circulando no município, afinal como nos explicou a Secretaria de Saúde, alguns casos ficam assintomáticos (a pessoas não sente nada) e, além disso,  como o vírus é um tipo novo, seu comportamento pode apresentar manifestações ainda pouco conhecidas.

Sendo assim, até aqui,  nos atendimentos realizados, vem se cumprindo o protocolo de indicar isolamento domiciliar e fazer o seu monitoramento, sem necessidade de notificação

Ah, deve ser aqui que as coisas ficaram um pouco difíceis de entender, afinal, uma pessoa com sintomas gripais em isolamento domiciliar, não seria caso suspeito? Aí que está, a resposta é não, já que não vivemos estágio de transmissão comunitária.

O boletim atual traz a informação sobre casos notificados e confirmados (ambos zerados), que respectivamente, são os pacientes suspeitos, dentro dos critérios que falamos, e pacientes com exames positivos .

Mas de agora para frente, o governador sinalizou uma mudança, lembra que falamos sobre isso no comecinho desse texto?

Essa semana, Renato Casagrande declarou que o Estado já estaria vivendo a transmissão comunitária, sendo assim, quando isso for oficializado  (o que até agora não aconteceu) passarão a valer novos critérios de enquadramento dos casos suspeitos.

Aí, quando isso acontecer, você vai perceber uma mudança nos nossos boletins diários, ele vão passar a contabilizar pessoas com síndrome gripal, em qualquer situação, como quadro suspeito e nos casos confirmados o critério permanece o mesmo.

Esperamos ter deixado as coisas pelo menos um pouquinho mais claras. Sabemos que é muita informação, toda hora uma coisa diferente, parece coisa só para quem é da área de saúde, não é mesmo? Mas vamos combinar uma coisa, a gente aqui da Comunicação da Prefeitura vai aprendendo um pouquinho com os profissionais e vai dividindo com vocês.

E não se esqueçam, tem também a Central de Atendimento sobre o Coronavírus, para dúvidas e denúncias. Dois Números de WhatApp funcionando todos os dias da semana, das 8h às 18h.

Quando a gente se informa direito, a gente ajuda combater a fake News e contribui  com a nossa saúde e a saúde de todos.

Publicado em quinta-feira, 02 de abril de 2020